Plenário

Dia e Semana Municipal do Mastologista são sugeridos em projeto

Vereador Marcio Bins Ely (PDT) Foto: Cristiane Moreira
Vereador Marcio Bins Ely (PDT) Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
O projeto que inclui as efemérides Dia Municipal do Médico Mastologista e Semana Municipal do Médico Mastologista no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre, no dia 5 de fevereiro e na semana que incluir este dia, entrou em discussão na Câmara da capital gaúcha. Conforme o autor da proposta, vereador Márcio Bins Ely (PDT), esse profissional desempenha um papel fundamental na área da saúde e possui destacada atividade no desenvolvimento de uma sociedade mais harmoniosa e saudável. “O objetivo é homenagear esse profissional tão importante e alertar para os riscos do câncer de mama”, diz.

Dois dos principais aspectos relacionados ao mastologista são a promoção e a divulgação da mamografia, que é o exame que verifica ou não a existência do câncer de mama na paciente. Os especialistas da área afirmam a necessidade de realização de mamografias periódicas, pois, quanto mais cedo o câncer de mama é identificado, maior é a possibilidade de sucesso do tratamento, e, se descoberto cedo, sua chance de cura é maior. “Estima-se que, no Rio Grande do Sul, devam ocorrer cerca de 5 mil novos casos de câncer de mama para o ano de 2014. Sendo assim, com o propósito de prevenir o desenvolvimento de moléstias que causam sérios danos às munícipes, o seu papel é fortemente orientado para instruir aquelas que deixam de adotar os procedimentos de precaução”, destacou.

Um dos principais fatores causadores do câncer de mama está relacionado diretamente à herança genética. As mulheres que já evidenciaram casos na família estão mais predispostas a desenvolver essa enfermidade. Outros fatores de risco que contribuem para esse tipo de câncer estão ligados ao comportamento das pacientes, como a obesidade, uma dieta desequilibrada e o sedentarismo. “Nesse sentido, o mastologista sempre está vigilante aos hábitos de vida de suas pacientes. Propõe, orienta e aconselha a adoção de uma alimentação saudável e de atividades físicas regulares, bem como o cultivo de uma vida de paz e harmonia, o que pode contribuir significativamente para a prevenção de qualquer tipo de câncer”, ressaltou Bins Ely.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)