Plenário

Dia Internacional das Ataxias pode entrar no Calendário

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Paulo Brum.
Vereador Paulo Brum (PTB) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Paulo Brum (PTB) que inclui a efeméride Dia Internacional das Ataxias no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a ser celebrada no dia 25 de setembro. Segundo Paulo Brum, a palavra ataxia vem do grego ataxis, que significa incapacidade de coordenação de movimentos voluntários. Na medicina, ataxia também é considerada uma doença degenerativa do sistema nervoso central, ocasionada por alterações genéticas generalizadas.

A ataxia pode se manifestar em crianças ou na vida adulta. Em média, a doença surge por volta dos 30 anos de idade. Em algum momento da vida, tem um início sutil e progride de forma gradual, afetando, principalmente, o caminhar. Produz oscilações e desvios para os lados, e, com o passar do tempo, obriga o portador a utilizar bengalas e outros equipamentos para sustentação. Há o risco de afetar a fala, a deglutição de alimentos e provocar a visão dupla (diplopia binocular). O diagnóstico pode ser feito mediante avaliação médica, nos postos de saúde, com encaminhamento para serviços de referência em doenças genéticas, onde são realizados os exames necessários.

Brum destaca os cuidados para melhorar a saúde dos doentes: o paciente com ataxia não deve se esconder e jamais desistir de procurar ajuda. Além da família, o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por neurologista, oftalmologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista é fundamental em sua rotina diária, explica o vereador.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)