Diploma de Honra ao Mérito à Patram e Comando Ambiental
No dia 22 de março de 2022, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito à Patrulha Ambiental (Patram) e Comando Ambiental da Brigada Millitar. A proposta, de minha autoria, foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo da Capital, como reconhecimento pelo trabalho do Comando Ambiental na defesa e preservação do meio ambiente, na qual estão inseridos os animais. Estiveram presentes o Comandante Interino do Comando Ambiental da Brigada Militar, Major Saramoni Teixeira Zappe, o Comandante da Patrulha Ambiental, Tenente Maurimar César e Lima e integrantes do Comando Ambiental.
Homenagear a Patrulha Ambiental de Porto Alegre sob o Comando Ambiental com o Diploma de Honra ao Mérito, é agradecer por libertar do cativeiro quem não tem voz, devolver a vida a quem estava a caminho do abate e retomar a liberdade e a dignidade aos seres vivos que tem nestes agentes públicos de segurança os seus verdadeiros Anjos da Guarda. Além da prevenção, a PATRAM atua também na fiscalização ambiental, para evitar degradação da natureza.
História
Em 1920 o então comandante geral da Brigada Militar, Coronel Emílio Massot, designava uma guarnição para o policiamento em uma estância em IRAÍ, durante estação balneária, para evitar a destruição de matas, aves e o abuso de armas de fogo. Já, em maio de 1989, foi criado o Grupamento Florestal, na época, com 53 policiais militares especializados na proteção do meio ambiente. Em 1991 surgem as primeiras Patrulhas Ambientais, em Montenegro, Estrela e Pelotas. No ano de 1993, surgiu o Esquadrão Ambiental, vinculado ao 4º Regimento de Polícia Montada em Porto Alegre e também foram criadas PATRAMs em diversas cidades.
Em Janeiro de 1998 foi criado o Batalhão de Polícia Ambiental que teve como missão realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e Região Metropolitana, preparando o caminho ampliar as PATRAMs no interior do Estado. Em 2001 o Batalhão Ambiental da Brigada Militar foi reorganizado em 7 Companhias Ambientais, agregando todas as PATRAMs. No ano 2000 foi criada a coordenação técnica das PATRAMs no RS. Depois, em 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar em três Batalhões Ambientais: em Xangri-lá, Santa Maria e Passo Fundo. O Comando Ambiental foi instalado em julho de 2005, em Porto Alegre, que também desenvolveu projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, formando patrulheiros por meio de palestras, vídeos educativos, atividades didáticas e passeios lúdicos com abordagens temáticas relacionadas a flora, fauna, recursos hídricos e sólidos, ar e cidadania ambiental.
Toda a iniciativa de preservação da vida, seja aqui ou em qualquer lugar do Estado, do Brasil ou do Planeta, deve ser aplaudida e incentivada.