Homenagem

Diploma de Honra ao Mérito à Patram e Comando Ambiental

  • Reconhecimento à Patrulha Ambiental
    Reconhecimento à Patrulha Ambiental
  • Solenidade aconteceu no Plenário Ana Terra
    Solenidade aconteceu no Plenário Ana Terra

No dia 22 de março de 2022, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi entregue o Diploma de Honra ao Mérito à Patrulha Ambiental (Patram) e Comando Ambiental da Brigada Millitar. A proposta, de minha autoria, foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo da Capital, como reconhecimento pelo trabalho do Comando Ambiental na defesa e preservação do meio ambiente, na qual estão inseridos os animais. Estiveram presentes o Comandante Interino do Comando Ambiental da Brigada Militar,  Major Saramoni Teixeira Zappe, o Comandante da Patrulha Ambiental, Tenente Maurimar César e Lima e integrantes do Comando Ambiental.

Homenagear a Patrulha Ambiental de Porto Alegre sob o Comando Ambiental com o Diploma de Honra ao Mérito, é agradecer por libertar do cativeiro quem não tem voz, devolver a vida a quem estava a caminho do abate e retomar a liberdade e a dignidade aos seres vivos que tem nestes agentes públicos de segurança os seus verdadeiros Anjos da Guarda. Além da prevenção, a PATRAM atua também na fiscalização ambiental, para evitar degradação da natureza.

História

Em 1920 o então comandante geral da Brigada Militar, Coronel Emílio Massot, designava uma guarnição para o policiamento em uma estância em IRAÍ, durante estação balneária, para evitar a destruição de matas, aves e o abuso de armas de fogo. Já, em maio de 1989, foi criado o Grupamento Florestal, na época, com 53 policiais militares especializados na proteção do meio ambiente. Em 1991 surgem as primeiras Patrulhas Ambientais, em Montenegro, Estrela e Pelotas. No ano de 1993, surgiu o Esquadrão Ambiental, vinculado ao 4º Regimento de Polícia Montada em Porto Alegre e também foram criadas PATRAMs em diversas cidades.

Em Janeiro de 1998 foi criado o Batalhão de Polícia Ambiental que teve como missão realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e Região Metropolitana, preparando o caminho ampliar as PATRAMs no interior do Estado. Em 2001 o Batalhão Ambiental da Brigada Militar foi reorganizado em 7 Companhias Ambientais, agregando todas as PATRAMs. No ano 2000 foi criada a coordenação técnica das PATRAMs no RS. Depois, em 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar em três Batalhões Ambientais: em Xangri-lá, Santa Maria e Passo Fundo. O Comando Ambiental foi instalado em julho de 2005, em Porto Alegre, que também desenvolveu projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, formando patrulheiros por meio de palestras, vídeos educativos, atividades didáticas e passeios lúdicos com abordagens temáticas relacionadas a flora, fauna, recursos hídricos e sólidos, ar e cidadania ambiental. 

Toda a iniciativa de preservação da vida, seja aqui ou em qualquer lugar do Estado, do Brasil ou do Planeta, deve ser aplaudida e incentivada.