Institucional

Diplomação dos eleitos será realizada nesta sexta-feira no TRE/RS

Posse dos vereadores para a XVIII Legislatura é no dia 1º de janeiro

Vista aérea da cidade de Porto Alegre.
Cidade terá novos vereadores e prefeito a partir de 1º de janeiro de 2021 (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A diplomação dos candidatos eleitos no pleito realizado em novembro para escolha dos integrantes da Câmara Municipal, bem como do prefeito e vice-prefeito de Porto Alegre, será realizada nesta sexta-feira (18/12) em cerimônia restrita no Plenário do TRE/RS. Deverão participar apenas os 18 vereadores mais votados de cada um dos partidos que terá bancada no Legislativo da capital a partir de janeiro de 2021, além dos novos integrantes do Executivo. A diplomação, a partir das 17 horas, atende a decreto estadual que restringe atividades em função da pandemia do coronavírus.

A ser presidido pelo presidente do TRE/RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, e com a participação do juiz eleitoral coordenador da Totalização e Diplomação em Porto Alegre, José Luiz John dos Santos, o ato não terá a presença de outros convidados ou da imprensa. Demais vereadores e interessados, contudo, poderão acompanhar a cerimônia ao vivo por canal do Youtube do TRE: https://www.tre-rs.jus.br/o-tre/a-instituicao/eventos/Cerimonia-de-diplomacao-2020. O diploma para os vereadores estará disponível no link: https://diplomas.tre-rs.jus.br.

Posse

A posse dos 36 vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre deverá ser realizada no dia 1º de janeiro de 2021, no Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da capital. Horário e detalhes desta cerimônia ainda não estão definidos. Na mesma oportunidade, após a formalização dos integrantes da XVIII Legislatura, e a eleição da Mesa Diretora para o próximo ano, é dada a posse ao prefeito e vice-prefeito. A nova composição da Câmara terá 18 bancadas partidárias compostas por 25 homens e 11 mulheres. Dezesseis dos vereadores que assumem estarão em sua primeira legislatura, apesar de alguns já terem exercido a vereança em oportunidades anteriores na condição de suplentes.

Serão representantes da população porto-alegrense no Poder Legislativo os vereadores: Karen Santos (PSol), Pedro Ruas (PSol), Felipe Camozzato (Novo), Comandante Nadia (DEM), Matheus Gomes (PSol), José Freitas (Republicanos), Alvoni Medina (Republicanos), Leonel Radde (PT), Mauro Zacher (PDT), Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB), Psicóloga Tanise Sabino (PTB), Jonas Reis (PT), Roberto Robaina (PSol), Kaka D'ávila (PSDB), Mauro Pinheiro (PL), Fernanda Barth (PRTB), Moisés Barboza Maluco do Bem (PSDB), Alexandre Bobadra (PSL), Aldacir Oliboni (PT), Ramiro Rosário (PSDB), Mônica Leal (PP), Cláudia Araújo (PSD), Márcio Bins Ely (PDT), Jesse Sangalli (Cidadania), Daiana Santos (PCdoB), Airto Ferronato (PSB),  Mariana Pimentel (Novo), Cassiá Carpes (PP), Cézar Schirmer (MDB), Giovane Byl (PTB), Gilson Padeiro (PSDB), Hamilton Sossmeier (PTB), Idenir Cecchim (MDB), Lourdes Sprenger (MDB) e Clàudio Janta (Solidariedade).

 

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)