Cidade

Direito das mulheres à cidade é tema de roda de conversa

Se a cidade fosse nossa: Porto Alegre das Mulheres acontece no dia 16 de março, às 18h, no Plenário Ana Terra da CMPA

Mercado Público de Porto Alegre. Largo Glênio Peres. Centro da cidade.. Centro Histórico. Arquitetura.
Mercado Público de Porto Alegre. Largo Glênio Peres. Centro da cidade.. Centro Histórico. Arquitetura. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Desde as origens do capitalismo, a história das mulheres é marcada por exclusão, desigualdades e violência, que perpassam gerações e perspectivas de raça e classe. Neste cenário de dominação, a sociedade e, consequentemente, as cidades, foram predominantemente construídas sobre valores machistas e patriarcais, que reproduzem as violências através de violações de direitos e incapacidade de acolher demandas ou elaborar políticas públicas efetivas.

Se faz necessário, portanto, (re)pensar as cidades por uma perspectiva de gênero. Como é a cidade para as mulheres? Como Porto Alegre seria se fosse nossa?

Pensando nisso, a bancada do PC do B na Câmara Municipal promove a roda de conversa Se a cidade fosse nossa: Porto Alegre das Mulheres, que irá debater a participação histórica e política das cidadãs, bem como iniciativas que busquem tornar Porto Alegre mais segura e acolhedora para todas.

Como afirma a vereadora Biga Pereira, “uma cidade boa para as mulheres é uma cidade boa para todas as pessoas”. Ou seja, ainda que mulheres possam demandar, por exemplo, mais iluminação pública a noite ou maior acesso a vagas na educação para seus filhos, os benefícios de investir em segurança e educação serão positivos para todos os cidadãos. 

O encontro inicia às 18h e terá a participação do Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Rio Grande do Sul. O Plenário Ana Terra da Câmara de Porto Alegre fica na Av. Loureiro da Silva, 255. Entrada franca.

Texto

Soraya Bertoncello (Reg. Profissional nº 17943/RS)

Edição

Soraya Bertoncello (Reg. Profissional nº 17943/RS)