Diretor da EPTC não comparece à reunião que trataria das tarifas
Marcelo Soletti agora será convocado pelos vereadores, que criticaram ausência do diretor.
Convidado pela segunda vez pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre para discutir a planilha de cálculo da tarifa e demais questões relativas ao transporte público da Capital, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, novamente deixou de comparecer ao Legislativo. Ele não justificou a ausência. Com isso, a reunião da comissão, prevista para a tarde desta terça-feira (21/3), foi suspensa.
A EPTC deslocou apenas funcionários do quadro técnico para o encontro, o que foi criticado pelos parlamentares da Cuthab. “Apesar de todo o conhecimento que dispõem, eles não representam a instituição politicamente”, afirmou o presidente da comissão, vereador Dr. Goulart (PTB). Na mesma linha, Fernanda Melchionna (PSOL) lamentou a ausência de Soletti e sublinhou que a discussão sobre o aumento das passagens é política. “O governo encaminhou ao Comtu (Conselho Municipal de Transportes Urbanos) a proposta de reajuste sem aguardar a auditoria do Tribunal de Contas do Estado, descumprindo a ideia de transparência”, disse a vereadora.
Valter Nagelstein (PMDB) ressaltou que a iniciativa de não realizar a reunião não configura um demérito ao corpo técnico da EPTC. “Essa questão afeta mais de um milhão de porto-alegrenses todos os dias. A presença do (Marcelo) Soletti é imperiosa”, destacou. Já Roberto Robaina (PSOL) afirmou que a ausência do diretor-presidente simboliza a distância do Executivo com o Legislativo. “A capacidade da Câmara em intervir nos problemas da cidade está diminuída”, reiterou. O vereador Professor Wambert (PROS) considerou o episódio “um desrespeito ao parlamento”.
Encaminhamentos
Reiterando a importância do tema e a necessidade de um diálogo direto com os responsáveis políticos, os vereadores membros da Cuthab solicitarão, com base no Artigo 35 do Regimento Interno da Câmara Municipal, a convocação expressa do diretor-presidente da EPTC para discutir o cálculo da tarifa, as isenções e a qualidade do transporte rodoviário em Porto Alegre. A comissão também solicitará uma audiência com o prefeito municipal Nelson Marchezan Júnior para abordar temas relativos ao transporte público da Capital, dentre eles o modal hidroviário.
Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)