HOMENAGEM

Diretor da Escola do Legislativo recebe Troféu Deputado Carlos Santos

Diretor da Escola do Legislativo, Lúcio Almeida, recebe o Troféu Deputado Carlos Santos 2022 na Assembleia Legislativa do RS
Diretor da Escola do Legislativo, Lúcio Almeida, recebe o Troféu Deputado Carlos Santos 2022 na Assembleia Legislativa do RS (Foto: Cristina Beck/CMPA)
Nesta quarta-feira (16), durante a sessão solene da alusiva ao Dia da Consciência Negra da Assembleia Legislativa (AL/RS) foram entregues o Troféu Deputado Carlos Santos e o Prêmio Zumbi dos Palmares 2022 a personalidades e entidades com atuação em prol da comunidade negra. Entre os agraciados esteve o diretor da Escola dos Legislativo da Câmara Municipal, Lúcio Antônio Machado Almeida.
 
Insituído pela Resolução 3.045/2009, a mesma que instituiu a Semana Estadual da Consciência Negra da ALRS, o troféu faz referência ao deputado Carlos Santos, que presidia a AL quando foi inaugurado o Palácio Farroupilha, em 1967, e foi um dos parlamentares mais atuantes em defesa da comunidade negra no Parlamento gaúcho.
 
As premiações, que foram entregues pelo presidente da ALRS, deputado Valdeci Oliveira (PT), homenagearam ainda os senhores Celso Procópio, Luiz Cleci Flores da Conceição, Luiz Felipe de Oliveira Teixeira, Ubirajara Toledo, com o troféu Deputado Carlos Santos, e a Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora e Ednea Paim na categoria com o Prêmio Zumbi dos Palmares 2022.
 
Lúcio Antônio Machado Almeida: professor doutor, é um dos principais expoentes da luta antirracista no campo das Ciências Jurídicas no RS. É coordenador do Núcleo de Pesquisa Antirracismo da Faculdade de Direito da UFRGS. Advogado e escritor de temas antirracistas e de Direito Público, leciona nas Faculdades de Direito da UFRGS, Dom Bosco e La Salle. É mestre, doutor e pós-doutor em Direito também pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo, Direito Sanitário e Aprendizagem Cooperativa. Atua na Câmara Municipal como diretor da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.
Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)