Diretora do Laboratório de Saúde Pública pede apoio dos vereadores
A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública da Prefeitura de Porto Alegre, Gabriele Brehm, compareceu hoje (9/8) na Câmara Municipal para apresentar os trabalhos realizados no laboratório. Ela solicitou apoio dos vereadores para que destinem emendas impositivas para comprar equipamentos para o Laboratório de Saúde Pública.
A diretora falou sobre a estrutura e os trabalhos que são realizados no laboratório. "Atualmente, ele está com perfil especializado e com demandas epidemiológicas", disse. Gabriele explicou que há setores de doenças imunológicas, biologia molecular para Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST's) e Citometria de Fluxo e Unidade Coletoras. A diretora afirmou que precisa expandir para 12 unidades de coleta, e disse que as emendas impositivas ajudariam a realizar essa expansão que a área da saúde precisa para o municipio.
Gabriele pediu aos vereadores que destinem emendas ao laboratório, para dar prosseguimento ao projeto e pôr em prática os trabalhos de NS1, Tuberculose, IST e outros exames realizados por hospitais que encaminham a análise para a instituição.
O Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi inaugurado em 1996. O órgão realiza cerca de 30 mil exames por mês em sua área de atendimento que compreende 21 unidades, entre as quais, programas de doenças sexualmente transmissíveis e Aids, assistência pré-natal, vigilância em saúde, o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), e os hospitais de Pronto Socorro (HPS) e Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Também atende em 17 unidades da rede básica de saúde, e realiza encaminhamentos por todas as 74 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).