Plenário

Discussão sobre o fim do meio passe ganha Frente Parlamentar

Requerimento de André Carús (PMDB) com essa finalidade foi aprovado nesta quarta-feira.

  • Movimentação de Plenario.
    Estudantes acompanharam votação no Plenário Otávio Rocha (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Movimentação de Plenario.
    Carús disse que Frente do Meio Passe buscará diálogo com o Executivo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, durante sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira (16/8), requerimento apresentado pelo vereador André Carús (PMDB) para constituição da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe. A votação foi acompanhada por dezenas de estudantes secundaristas e universitários que lotaram as galerias do Plenário Otávio Rocha.

Conforme Carús argumentou, o meio passe estudantil é uma conquista histórica de jovens e adolescentes existente há 62 anos. O vereador destacou ainda o fato de que, entre os projetos de lei do Executivo encaminhados à Casa propondo diversas alterações no sistema de transporte público da cidade, não há nenhuma previsão de redução no valor das tarifas e, sim, apenas a possibilidade de que venham a ser minimizadas.

“O assunto, que impacta grande parte da população, pauta dos projetos protocolados pelo Executivo Municipal acabam ou extinguem gratuidades e benefícios para usuários do transporte público”, cita Carús em seu requerimento. E completa: “Para isso, prezando sempre pelo diálogo e a transparência, é indispensável que o Poder Legislativo mantenha a articulação com os cidadãos, objetivo principal desta Frente Parlamentar”.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)