CEFOR

Disponível para download - Comissão discute execução das emendas dos vereadores ao orçamento

  • Reunião de Comissão - CEFOR - Orçamento Impositivo – As dificuldades e os avanços na execução das emendas impositivas no município.
    Trogildo (centro) disse que emendas dos últimos dois anos podem chegar a R$ 100 milhões (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)
  • Reunião de Comissão - CEFOR - Orçamento Impositivo – As dificuldades e os avanços na execução das emendas impositivas no município.
    Vereador Mauro Zacher (PDT) (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

 A comissão de Economia, Finanças debateu, na manhã desta terça-feira (8/3), as dificuldades e os avanços na execução das chamadas emendas impositivas ao orçamento do município. As emendas impositivas são aquelas feitas pelos vereadores em valor  equivalente a 0,65% da receita corrente líquida apontada no projeto de orçamento que a prefeitura apresentar a Câmara. Em 2020, foram executadas apenas 9,16% das emendas e, em 2021, 47,56%. O secretários de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo e adjunto da Fazenda, Bruno Breyer Caldas, disseram que, uma das dificuldades é que são emendas de mais - 866 para 2022 - em valores muito pequenos e sugeriram que os vereadores criem regras quanto aos valores e a quantidade de emendas que podem ser apresentadas por cada um deles, para facilitar a execução. Participaram do encontro Mauro Zacher (PDT), Airto Ferronato (PSB), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Moisés Barbosa (PSDB). Também estiveram presentes outras 73 pessoas, entre elas, o procurador Jhonny  Prado, diretores de escolas, creches, hospitais e associações de moradores. Ouça à integra da discussão. 

Texto

Assessoria de Rádio

  • Como aumentar a execução das emendas impositivas