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Disponível para download – Comissão discute tarifa de ônibus e privatização da Carris

  • Transporte Público. Mobilidade Urbana. Ônibus. Trânsito. Tarifa. Carris. Ruas e avenidas. Loureiro da Silva. Paradas de Ônibus. Usuários. Passagens. Acessibilidade. Motoristas e cobradores. Consórcios. Cidade de Porto Alegre. SFCMPA
    Secretário defendeu diminuição no número de aplicativos (Foto: Leonardo Contursi)
  • Projetos do Executivo tratam do transporte público
    Retirada da administração da bilhetagem eletrônica das empresas fez parte da discussão (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Transportes da Câmara discutiu, na manhã desta terça-feira (22/6), a auditoria da bilhetagem eletrônica contratada pela prefeitura e os desdobramentos no aumento da passagem, a privatização da Companhia Carris Porto-Alegrense e o andamento das investigações sobre estes temas e sobre dívidas das empresas com o sistema pelo Ministério Público. A reunião, presidida pelo vereador Cassiá Carpes (PP), foi toda através da plataforma Zoom. Participaram do encontro o ex-ministro do Trabalho, Miguel Rossetto; o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia; o diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires; o presidente da Companhia Carris Porto-Alegrense, Maurício Cunha; o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Felipe Hochscheit Kreutz e a cobradora Patrícia de Oliveira Camilo, do comitê contra a privatização da Carris. Zachia defendeu a redução do número de aplicativos em circulação na cidade. Segundo ele, são 44 mil, dos quais 10 mil de região metropolitana, que estão tirando o emprego dos taxistas – os táxis eram 10 mil e hoje são 3,1 mil - e motoristas de lotação. Os ônibus transportavam 1,1 milhão de passageiros por dia, em 2015 e, em fevereiro deste ano, apenas 276 mil. Já o economista André Augustin, pesquisador do Observatório das Metrópoles, disse que as empresas usaram R$ 164 milhões que deveriam estar rendendo juros de 5 milhões por ano, para financiar a diminuição da tarifa, para pagar dívidas. Que este valor é, sim, um subsídio, muito maior do que o que está sendo dado a Carris, que pretendem privatizar. A presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Stamatula Vardaramatos, foi convidada, mas não compareceu. Também estiveram presentes os vereadores Karen Santos (PSOL), Pablo Melo (MDB), Hamilton Sossmeier (PTB) e Roberto Robaina (PSOL).

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Assessoria de Rádio

  • Debate sobre bilhetagem, tarifa e privatização da Carris