COSMAM

Disponível para download – Vereadores discutem ações para incentivar a doação de órgãos

  • Reunião para abordar sobre ações de incentivo ao Setembro Verde. Na foto, senhora Simone Lysakoski, representante da Organização de Procura de Órgãos.
    Enfermeira Simone Lysakowski (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Reunião para abordar sobre ações de incentivo ao Setembro Verde. Na foto, a Vice-Presidente da comisssão, vereadora Cláudia Araújo.
    Vereadora Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Martha Izabel/CMPA)

Comissão de Saúde reuniu, na manhã desta terça-feira (21/9), através da plataforma Zoom, especialistas e profissionais que atuam na área, em todo o Estado, para discutir as ações previstas para o chamado Setembro Verde, o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos.  O encontro foi proposto pela vereadora Cláudia Araújo (PSD). O Brasil é o primeiro país do mundo em número de transplantes de órgãos feito pelo sistema público de saúde.  Cerca de 96% dos procedimentos são gratuitos e todos os exames, consultas cirurgias e até medicamentos, integralmente pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da reunião a presidente da Organização Não-Governamental (ONG) de apoio à adoção de órgãos e aos transplantes  Viva a Vida, Maria Lúcia Kruel Elbern; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Rosângela Gomes Schneider; a diretora da Atenção Hospitalar e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde, cardiologista Carla Calleya Ceresér; o conselheiro consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos; a enfermeira na Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa de Misericórdia,  Simone Lysakowski; o chefe do serviço de coloproctologia do Hospital de Clínicas, professor Paulo de Carvalho;  o médico especialista em doenças do sistema urinário, Válter Duro Garcia e o coordenador da Central de Transplantes e do Departamento de Regulação Estadual,   Diego Fraga Pereira. Também estiveram presentes os veredores Jessé Sangalli (Cidadania), José Freitas (REP), Lourdes Sprenger (MDB) e Tanise Sabino (PTB). Ouça a íntegra da discussão.

Texto

Assessoria de Rádio

  • Ações de Incentivo à Doação de Órgãos