COSMAN

Disponível para download - Vereadores discutem atendimento pós-Covid

  • Reunião para planejamento das ações públicas para atendimento aos pacientes pós-covid na rede municipal de saúde de Porto Alegre.
    Participantes disseram que é preciso se preocupar também com o aumento de mortes por outras doenças por falta atendimento (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Reunião para planejamento das ações públicas para atendimento aos pacientes pós-covid na rede municipal de saúde de Porto Alegre.
    Reunião foi presidida pelo vereador Jessé Sangalli (Cidadania) (Foto: Martha Izabel/CMPA)

O planejamento das ações públicas para o atendimento aos pacientes que já tiveram Covid-19 na rede municipal de Saúde. Este foi o tema da reunião da Comissão de Saúde da Câmara nesta terça-feira (01/06). O encontro foi presidido pelo vereador Jessé Sangalli (Cidadania). Participaram ainda os vereadores Cláudia Araújo (PSD), Aldacir Oliboni (PT), Lourdes Sprenger (MDB), José Freitas (REP) e Psicóloga Tanise Pazzim (PTB). Dos 38 convidados vieram 13: a assistente de direção do Grupo Hospitalar Conceição , Cristiane Velásquez da Veiga Ciulla, o  presidente da Associação das Vítimas e Familiares das Vítimas da Covid-19 (Avico Brasil), Gustavo Bernardes, o conselheiro suplente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado, Francisco Solano Trindade de Lima, o assessor de relações institucionais do Conselho Regional de Farmácia, Éverton Borges, o diretor geral do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Cincinato Fernandes, o coordenadora adjunta do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula de Lima, a farmacêutica  Conselho Regional de Enfermagem, Sônia Regina Coradini, o defensor público Aldo Neri de Vargas Júnior, o coordenador da área de saúde mental da Secretaria Municipal da Saúde, Alceu Gomes Correa Filho, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Cláudia Ribeiro da Cunha Franco, o diretor da região metropolitana do Sindicato Médico do Estado, Jéfferson da Silva Boeira, o coordenador do  Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Campos e o chefe do Serviço de Ambulatório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Roberto Umpierre.  A vereadora Psicóloga Tanise Pazzim (PTB) sugeriu que a discussão se centrasse na necessidade de reforço do apoio à saúde mental de quem foi infectado e sugeriu um programa de voluntariado para garantir o atendimento. Mas a presidente do Sindicato dos Enfermeiros se manifestou terminantemente contra a ideia. Ela entende que é preciso que haja responsáveis pelo serviço e o voluntariado não permite este tipo de controle.

 

Texto

Assessoria de Rádio

  • Íntegra da reunião