PLENÁRIO

Dmae não poderá cobrar do usuário por reposição de hidrômetro furtado

  • Hidrômetro (Foto: Roberta Brum/PMPA)
    Dmae deverá arcar com custos de instalação e manutenção de novo equipamento (Foto: Alex Rocha)
  • Vereador Ramiro Rosário
    Ramiro Rosário (PSDB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (18/10) projeto de lei complementar que proíbe a cobrança do usuário por substituição de hidrômetro em caso de furto. A iniciativa foi do vereador Ramiro Rosário (PSDB).

O texto estabelece que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) será responsável pelos custos de instalação e manutenção de um novo equipamento. O usuário deverá comunicar o furto ao Dmae, que providenciará a substituição do hidrômetro em 30 dias, a contar do recebimento da comunicação do furto. 

Conforme o projeto, o Dmae somente realizará a cobrança de novo hidrômetro nos casos em que ficar comprovada a negligência do usuário pela falta de adoção de medidas de segurança adequadas para evitar o seu furto.

A iniciativa “tem como objetivo proteger os proprietários de imóveis em casos de furto do relógio de medição de água. Atualmente, quando ocorre o furto desse equipamento, muitas vezes é exigido que o proprietário arque com os custos de substituição, o que pode ser injusto, uma vez que a responsabilidade pela segurança do patrimônio público é do Dmae”, afirma o vereador na exposição de motivos do projeto.

 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)