Vereador Dr. Goulart

Dr. Humberto Goulart propõe regramentos à presença de doulas em instituições de saúde

Através de um trabalho estabelecido em conjunto com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), o vereador Dr. Goulart apresenta medidas que regram a participação de doulas em pré-natal, parto e pós-parto imediato em instituições de saúde pública ou privada.

Dr. Goulart debate com representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), as propostas para regramentos da presença de doulas em instituições de saúde, durante parto e pós-parto imediato.
Dr. Goulart debate com representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), as propostas para regramentos da presença de doulas em instituições de saúde, durante parto e pós-parto imediato.

O vereador Dr. Humberto Goulart (PTB) apresentou Emendas ao Projeto de Lei (PLL) N° 232/14, com o objetivo de regrar a permissão da presença de Doulas em  maternidades, entidades de saúde pública ou privada, em atividades de parto e pós-parto, mediante a  solicitação da gestante.

As  Emendas 15, 16 e 17, ao PLL 232/14, foram elaboradas pelo Dr. Goulart, em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande  do sul - SIMERS, com o objetivo de estabelecer critérios para participação das Doulas nos procedimentos pertinentes aos partos, as responsabilidades judiciais e civis das mesmas; assim como a preservação da atuação da equipe dos  profissionais técnicos, médicos e das administrações dos estabelecimentos.

De acordo com a proposta do Dr. Goulart, para que a Doula possa participar do procedimento de parto e pós-parto imediato, a parturiente deve fazer o requerimento imediato e efetivar o cadastro prévio da Doula, para que obtenção da concordância da equipe assistencial; além disso, a participação da Doula não pode comprometer o trabalho da  equipe técnica, responsável pelo parto, o espaço físico, imunização e outros requisitos pertinentes.  A matéria trata, ainda, de ressaltar os preceitos do voluntariado, gastos e responsabilização dos pagamentos de Doulas; assim como,  da  responsabilidade civil e criminal, por qualquer situação que traga risco à gestante, a partir da atuação da Doula.

As propostas do vereador Dr. Goulart estão tramitando no Legislativo Municipal e foram debatidas com instituições representativas da área da saúde, com o apoio do SIMERS.