Homenagem

Dr. Lamana Paiva receberá Título de Cidadão de Porto Alegre por proposição da Vereadora Tanise Sabino

Dr. Lamana Paiva receberá Título de Cidadão de Porto Alegre por proposição da Vereadora Tanise Sabino
Dr. Lamana Paiva receberá Título de Cidadão de Porto Alegre por proposição da Vereadora Tanise Sabino

A Vereadora Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral Municipal, prestará homenagem ao Presidente da Associação dos Notários e Registradores do RS, Dr. João Pedro Lamana Paiva. Na ocasião, o Dr. Lamana, também Titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona da Capital, receberá o Título de Cidadão de Porto Alegre, em virtude dos anos dedicados à cidade, desenvolvendo a atividade registral com excelência em prol da sociedade e dos porto-alegrenses. A cerimônia acontecerá em 09 de agosto de 2022, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, às 17h, e contará com a presença de familiares, amigos e membros da Classe Notarial e Registral. 

 

Conheça o Dr. Lamana Paiva:

 

Nascido na cidade de Santiago-RS, Dr. Lamana Paiva ingressou na área extrajudicial em 1969, aos 19 anos, como Escrevente e, na sequência, como Oficial Ajudante no Registro de Imóveis de Santo  ngelo-RS, sob titularidade do Registrador Cesar Beck Machado. Em 1974 foi designado para responder pelo Registro Civil das Pessoas Naturais do município. A partir daí, iniciou um novo processo de estudos e dedicação o que fez com que recebesse a titularidade, aos 28 anos, do Serviço de Registros Públicos de Catuípe-RS. Em 1986, veio para Porto Alegre à disposição do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, inicialmente como Assessor da Presidência, e, posteriormente, para Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça do RS. No mesmo ano, por meio de novo concurso público, assumiu o Serviço de Registros Públicos de Sapucaia do Sul-RS, o que antecedeu sua titularidade para Porto Alegre, tomando posse, em 16 de novembro de 2011, no Registro de Imóveis da 1º Zona. Dr. Lamana foi o primeiro Registrador Imobiliário a introduzir na Capital Gaúcha o sistema de Matrículas On-line e os serviços de Monitoramento de Matrículas Imobiliárias e Autoatendimento.

 

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo  ngelo, também é Graduado em Direito Registral pela Faculdade de Direito da Universidade Ramón Llull ESADE – Barcelona – Espanha, e Especialista em Direito Registral Imobiliário, pela PUC – Minas. Foi professor de diversos cursos de especialização no Brasil, incluindo a Fundação Escola Superior de Direito Municipal -ESDM, a Escola Superior da Magistratura – AJURIS, a Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP e a Fundação ENORE, além de compartilhar seu conhecimento em livros e artigos de sua autoria, entre eles: “A Sistemática do Registro de Imóveis”, “O Procedimento de dúvida e a evolução dos sistemas registral e notarial no século XXI”, “Coleção Cartórios - Registro Civil de Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos” e “Usucapião Extrajudicial – Aspectos Civis, Notariais e Registrais”.

 

Lamana Paiva já foi Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB, do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Notarial e Registral do RS – FUNDAÇÃO ENORE. Atualmente é Presidente da ANOREG – RS Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul, membro honorário do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM, membro da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário – ABDRI e membro do Comitê Latinoamericano de Consulta Registral, desde 1986.