Cosmam

Dr. Raul discute políticas de planejamento familiar com Terra

Vereador (d) apresentou proposta ao secretário estadual da Saúde Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador (d) apresentou proposta ao secretário estadual da Saúde Foto: Elson Sempé Pedroso

Em visita ao secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, vereador Dr. Raul (PMDB), recebeu apoio ao seu projeto de lei que autoriza o Município a implantar um Centro Integrado de Planejamento Familiar (CIPF). Segundo o vereador, o CIPF visa a orientar e informar o cidadão quanto ao Planejamento Familiar, disponibilizando acesso da população a profissionais da área da saúde. Dr. Raul e Osmar Terra concordaram que o projeto, que está na Ordem do Dia à espera de votação pelo plenário da Câmara, tem relação direta com a prevenção da violência social.

 

Osmar Terra manifestou seu entusiasmo à proposta, mas observou que Porto Alegre tem a gestão plena do sistema de saúde municipal. O secretário reconheceu a importância do CIPF na promoção da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e na prevenção da gravidez precoce. "A criança, para nascer, deve ser desejada. Esse projeto dá perspectivas de a criança ser melhor atendida na chamada primeira infância." Terra lembrou ser fundamental que as crianças sejam bem tratadas e estimuladas nos primeiros 18 meses de vida, de forma que o cérebro se desenvolva adequadamente.

 

De acordo com Dr. Raul, o Centro funcionaria com a estrutura já existente, exigindo do Executivo apenas o remanejamento de profissionais de saúde da rede municipal. O CIPF, explica, atuaria com uma equipe multidisciplinar na prevenção e orientação sobre temas como anticoncepção e infertilidade, com a realização de consultas, atendimentos e palestras.

O presidente da Cosmam tratou também com o secretário Osmar Terra da municipalização do projeto Primeira Infância Melhor (PIM), do governo do Estado, e a agilização do processo de municipalização das unidades básicas de saúde ligadas ao Centro de Saúde e Escola Murialdo. Pela proposta, o Estado continuaria com a gestão do ensino da Escola, ficando o Município com a gestão da área de saúde do Murialdo.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)