Sessão Solene

Editora Jambô recebe Diploma de Honra ao Mérito

  • Sessão Solene de outorga do Diploma de Honra ao Mérito à Editora Jambô, em proposta da vereadora Atena Roveda.
    Atena (centro) e a equipe da Jambô na entrega do diploma nesta quinta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Diploma de Honra ao Mérito à Editora Jambô, em proposta da vereadora Atena Roveda.
    Homenagem à editora foi realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (19/9) o Diploma de Honra ao Mérito à Editora Jambô. A homenagem foi proposta pela vereadora Atena Roveda (PSOL).

A proponente ressaltou a importância de ser este o primeiro diploma de honra entregue a uma editora de RPG no Estado. “É a primeira vez que o RPG é visto sob a perspectiva cultural, artística, econômica e social. Com um olhar humano, voltado para a infância, juventude e diversidade, é fundamental entendermos que a natureza da sociedade é complexa, e cada indivíduo, em sua singularidade, expressa uma realidade única e intransferível”, explicou.

Atena relembrou seu primeiro contato com o universo dos Role-Playing Games, por meio do livro intitulado Tormenta. “Não aprendi a jogar RPG porque estava sozinha e precisava de outras pessoas para entender como aquele jogo funcionava”, relatou. A partir desse encontro, a vereadora conheceu o trabalho da editora e encontrou na comunidade do RPG acolhimento. “O universo de Tormenta é tão importante que se tornou uma referência em minha busca, dentro da minha experiência humana enquanto travesti, para combater a solidão.” Ela finalizou agradecendo o trabalho da editora e reforçando a importância dessa cultura de RPG na formação de comunidades acolhedoras e culturais para os jovens.

O editor geral e sócio da Editora Jambô, Guilherme Dei Svaldi, discursou sobre a importância do incentivo à cultura, um trabalho realizado pela empresa. “A cultura é o conjunto de valores que compartilhamos e é o que nos permite funcionar como coletivo. Da mesma forma, a falta de cultura gera problemas práticos e concretos”, explicou com tristeza ao citar o descaso para com o setor cultural no país e no âmbito global. “É muito fácil, em momentos sombrios, pensar na solução mais simples. Se estamos correndo o risco de uma nova guerra mundial, a proposta é investir em armamento. Eu prefiro pensar: vamos investir em cultura e fazer nossa parte para que a guerra sequer comece”, finalizou.

A editora-chefe, Karen Soarele, agradeceu a honraria, ressaltando os benefícios do RPG na vida dos jogadores que formam essa comunidade. “Fico genuinamente feliz ao ver que a cidade de Porto Alegre valoriza a cultura, a leitura e as diversas formas de expressão artística, e me orgulho de chamar essa cidade de meu lar. Aos membros da equipe Jambô, obrigada por embarcarem nesse sonho conosco.”

História*

Fundada em 2002, a Jambô publica jogos de RPG — sendo a maior editora do Brasil neste segmento — literatura fantástica e quadrinhos. Começou publicando versões brasileiras de RPGs publicados em países como Estados Unidos e Inglaterra. Em 2004, passou a lançar material nacional, com a publicação dos livros de Tormenta, até hoje a marca brasileira de maior sucesso no mundo do RPG. 

Hoje, a Jambô trabalha com diversos RPGs, incluindo Tormenta, o RPG mais jogado do Brasil segundo a plataforma de jogo on-line Roll20; os livros-jogos da série Fighting Fantasy, com milhões de cópias vendidas no mundo e responsáveis por iniciar uma geração de leitores no mundo nerd; Guerra dos Tronos RPG, o jogo de interpretação oficial da série de romances As Crônicas de Gelo e Fogo e do seriado Game of Thrones. 

A Jambô também publica romances, como O Inimigo do Mundo, primeiro trabalho do hoje renomado Leonel Caldela, e a linha de literatura de Dungeons & Dragons. Publica ainda quadrinhos, incluindo Holy Avenger, de Marcelo Cassaro e Erica Awano, uma das HQs mais premiadas do Brasil e finalista do prestigiado International Manga Award.

* Informações do site oficial da editora.

Texto

Brenda Andrade (estagiária de jornalismo).

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)