Comissão

Eleição e posse de diretores de escolas municipais serão feitas ainda em março

A rede pública de Porto Alegre deverá concluir o processo eleitoral até abril

  • Reunião sobre posse dos diretores das escolas municipais e rotina escolar.
    Vereadores, professores, comunidade escolar e Executivo discutiram mudanças na eleição de diretores (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Reunião sobre posse dos diretores das escolas municipais e rotina escolar.
    Professores e pais acompanharam a reunião da Comissão nesta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O secretário municipal de educação Adriano Naves de Brito informou, em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, que os primeiros diretores eleitos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental tomarão posse no dia 16 de março e que o processo terá conclusão até meados de abril. A notícia foi dada nesta terça-feira (3/3) para veadores e a classe escolar, composta de professores, pais e sindicalistas da área.

No primeiro momento da reunião, o presidente da Cece, vereador Alvoni Medina (Republicanos), lembrou que no último encontro da comissão, que tratou sobre o mesmo tema, ficou encaminhado pelos vereadores pedido para que o secretário Adriano recebesse os professores e desse encaminhamento à posse dos diretores das 99 escolas municipais. “Estamos aqui hoje com a presença do secretário, a pedido dos professores, para que possamos sair daqui com uma solução, de modo que o processo eleitoral nas escolas seja resolvido o quantos antes".

Professores

A professora Mônica Rohr, da Escola Municipal Neuza Goulart Brizola, ressaltou ser preciso um olhar atento para a valorização dos alunos e lembrou que todo o planejamento pedagógico escolar já estava pronto não sendo, por este motivo, correto fazer uma eleição em pleno início de ano letivo. “Isso quebra toda a estrutura de ensino dos professores e de aprendizado dos alunos. Nós dedicamos a nossas vidas e os nossos anos de carreira a esses alunos e nos deparamos com uma falta de consideração e respeito por parte do Executivo municipal”, lamentou a professora.

Já Ana Oliveira, mãe de uma aluna que estuda na mesma escola, lembrou que, na instituição, os estudantes atingem níveis de pontuação curricular acima do que exige a Smed. “Os professores dão o melhor de si nesta escola, que possui o turno inverso, mas falta organização por parte do Executivo em respeitar o planejamento dos professores, que é excelente e os resultados estão aí". Ela reclamou que a nova legislação não tenha sido discutida com professores e pais, através do diálogo: "só querem impor a terceirização, tirando aqueles servidores efetivos que vivem a nossa realidade dentro das escolas”.

Smed

Na oportunidade, Naves de Brito disse que a educação precisa fazer jus à qualidade, principalmente para os alunos e ressaltou que Porto Alegre tem umas das melhores educações do Brasil, e que os professores têm um dos melhores salários de carreira. “Temos escolas nas periferias que evoluíram e queremos continuar melhorando. E esse foi o intuito com essa nova legislação sobre a posse dos novos diretores para 2020”, destacou.

Ele destacou igualmente que a proposta de alteração da lei sobre a eleição dos diretores foi aceita por maioria na Câmara Municipal. “Nós estamos capacitando os professores que serão eleitos nas escolas, por isso iniciamos, na última segunda-feira (2/3), um curso de qualificação para os diretores e temos a previsão de que as duas primeiras turmas em andamento tomarão posse até o dia 16 de março, com a previsão de que todos as escolas estejam gestadas até meados de abril deste ano”.

Conforme o secretário, isso representa um avanço pois, como salientou ainda ele, o principal objetivo da Smed é colocar os alunos como prioridade nas decisões administrativas. “Nesta nova lei contemplamos maior participação dos pais na tomada de decisão dentro das escolas, e defendemos que os diretores possam prestar contas através de relatórios, do que realizam nas instituições, dando assim mais credibilidade às gestões", explicou. "Toda a reestruturação, no início, gera insegurança, mas estamos melhorando a educação”, finalizou ele.

Informações

A Cece deverá encaminhar ao Executivo Pedido de Informação solicitando relatório da Smed com todos os dados do quadro de servidores, alunos e planejamento atual da secretaria. Também deverá ser feita, conjuntamente com o secretário Adriano Brito, visita a Escola Neuza Goulart Brizola para conhecer o trabalho inverso realizado pelos professores.

Participaram da reunião os vereadores Engº Comasseto (PT), Cassiá Carpes (PP), Cláudia Araújo (PSD), Professor Alex Fraga (PSol), Mauro Zacher (PDT) e Karen Santos (Psol), além de representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa).

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 148069)