SESSÃO SOLENE

Elton Bozzetto recebe título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Elton Bozzetto, proposta pelo vereador Pedro Ruas.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Elton Bozzetto, proposta pelo vereador Pedro Ruas.
    Elton Bozzetto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal realizou sessão solene na noite desta terça-feira (21) para entregar o título de Cidadão de Porto Alegre a Elton Bozzetto. Proposta pelo vereador Pedro Ruas (PSOL), a solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Ruas afirmou que Elton possui uma biografia que mereceria ser descrita por horas e enfatizou o trabalho social por ele realizado: “Onde há necessidade de alguém lutar pelos outros, a gente encontra o Elton Bozzetto. Onde há luta pelos excluídos, tenho certeza que ele estará lá”. O vereador afirmou que Elton “é um exemplo” e luta “por quem está esquecido pela sociedade, por quem foi, na prática, excluído”.

“Nós somos reconhecidos pelas causas que abraçamos”, afirmou o homenageado, mencionando a causa humanitária e a inspiração na fé como bases de seu trabalho político, religioso, social e de comunicação. “Que humanos somos nós se não cuidamos da humanidade?”, questionou Elton. “Cuidar das pessoas é promover uma relação de ajuda que vai da atenção primária até a garantia de direitos que todo o ser humano possui”, afirmou.

Ele criticou a xenofobia e a exclusão de imigrantes e defendeu o princípio da hospitalidade universal: “Não haverá cidadania plena enquanto persistirem os desajustes que impedem a todos os seres de serem plenamente humanos. Não podemos nos considerar humanos se não assegurarmos essas condições a todos. Essa orientação é uma norma de vida que compartilho com tantas pessoas que comigo constroem projetos de humanidade”.

“O que me motiva no trabalho social é a força da minha família e a esperança de superar toda violência, toda discriminação, todo preconceito e toda injustiça. A utopia existe para ser construída e efetivada”, destacou Elton. Ele fez um apelo ao “acolhimento do sofrimento de tantas pessoas a quem é negado o mínimo do direito para sua sobrevivência” e disse que “isso exige de nós empatia, compromisso e atitude para transformar o mundo do ódio em esperança, da tristeza em proximidade e do poder numa ação amorosa”. O homenageado concluiu sua fala afirmando que “o nosso compromisso é a causa da humanidade”.

Histórico

Elton Bozzetto nasceu em 1966 em Ponte Serrada (SC). Reside em Porto Alegre desde 1983. Atua nas áreas da comunicação, da filosofia e da teologia. É presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, Educativas e de Assistência Social (Senalba/RS). Entre 1988 e 2008, foi assessor de imprensa do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre 2001 e 2013, foi editor do Jornal Comunicador Arquidiocesano da Arquidiocese de Porto Alegre. No período entre 1992 e 2010, atuou como repórter – com foco em política, sustentabilidade de organizações de Assistência Social e do Terceiro Setor – das rádios Difusora de Goiânia, Veranense, Miriam de Farroupilha, São Francisco de Caxias do Sul e Aparecida de Aparecida do Norte (SP), também com boletins semanais para a Rádio Vaticano. Foi, ainda, repórter e apresentador da Rede Vida de Televisão em Porto Alegre, entre 1999 e 2010.

Também é consultor para a área de captação de recursos, programas de ordenamento jurídico e sustentabilidade de organizações de assistência social e do terceiro setor. Ministra cursos nas áreas de metodologia do trabalho social, legislação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e sustentabilidade de organizações do terceiro setor. Desde 2010, atua na área de migrações, como assessor da Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre. É atualmente coordenador da Dimensão de Justiça, Caridade e Paz da Arquidiocese.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)