SAÚDE MENTAL

EM PORTO ALEGRE, BRIQUE DA REDENÇÃO É PALCO DE CAMINHADA ALUSIVA AO JANEIRO BRANCO

EM PORTO ALEGRE, BRIQUE DA REDENÇÃO É PALCO DE CAMINHADA ALUSIVA AO JANEIRO BRANCO
EM PORTO ALEGRE, BRIQUE DA REDENÇÃO É PALCO DE CAMINHADA ALUSIVA AO JANEIRO BRANCO

Neste domingo, 23 de janeiro, foi promovida a Caminhada do Janeiro Branco, no Brique da Redenção, em Porto Alegre/RS. Com a temática “uma vida mais saudável começa na mente”, a ação foi realizada pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar Municipal de Promoção à Saúde Mental e pelo Deputado Elizandro Sabino, autor da Lei nº 15.412, que instituiu a Campanha Janeiro Branco no Estado do RS.

 

A Campanha Janeiro Branco, é uma iniciativa dedicada à conscientização sobre a Saúde Mental e tem como objetivo  colocar temas como: “Saúde Emocional”, “Psicoeducação”, “Educação Emocional”, e a “harmonia nas relações” em pauta para reflexão. Essa mobilização nacional existe há cerca de cinco anos, discutindo esse tema em todos os espaços sociais, como casa, escola e trabalho. Durante a caminhada, foram entregues às pessoas ao redor do Brique da Redenção, um folder explicativo sobre o tema, com significado, ações que podem ser promovidas e dicas sobre uma boa saúde mental.  

 

No encontro, estiveram presentes o Prefeito da Capital, Sebastião Melo; o Secretário da Saúde, Richard Dias; o Diretor do Sindicato Médico do RS - SIMERS, Fernando Umbert;  e profissionais da saúde mental. A ocasião também contou com a presença de diversas lideranças das cidades de Porto Alegre, Sapiranga, Novo Hamburgo, Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul, Esteio, além de líderes e movimentos partidários.

 

Segundo a Vereadora Tanise, “precisamos colocar a pauta da saúde mental na agenda da cidade, precisamos quebrar os preconceitos e despertar a atenção das pessoas para esse tema tão importante, porque cuidar da saúde mental é cuidar da vida. Como está estampada na nossa camiseta: uma vida mais saudável começa na mente. Nossa caminhada é um alerta de que a melhor saída é a prevenção e precisamos sim, falar sobre esse assunto”, reforçou.

 

Temos muitas pessoas presentes aqui conosco e tenho a felicidade de reforçar que sou autor da lei que instituiu a campanha Janeiro Branco em âmbito estadual, afinal o trabalho da conscientização sobre a saúde mental é fundamental. Em nome da Assembleia Legislativa, queremos trazer a nossa palavra de apoio a essa pauta tão importante. Juntamente com o nosso parceiro, Prefeito Melo, a campanha já estampa relógios e ônibus na Capital, é fundamental unirmos, cada vez mais, o legislativo e o executivo ”, destacou o Deputado Sabino. 

 

Em suas palavras o Diretor do SIMERS, Fernando Umbert; citou a campanha realizada pelo Sindicato. “Em conjunto com a Associação Brasileira de Psiquiatria, estamos com a campanha “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e de expandirmos e qualificarmos a rede de assistência psiquiátrica. Estamos aqui complementando nossas ações, porque as boas pessoas e instituições têm que estar juntas”, reforçou. 

 

Para o Secretário da Saúde, Richard Dias, essa ação é, principalmente, uma valorização à vida. “Estamos felizes de fazer parte desse momento e convidamos os porto-alegrenses a pensarem sobre sua saúde mental, tema tão importante, não só aqui, mas para todo o Brasil”, finalizou Richard.

 

Em suas palavras, o Prefeito Melo destacou como a pandemia tem influenciado na saúde mental e que isso precisa ser abordado. “Ainda estamos vivendo uma pandemia e esperamos que seja o final dela. Precisamos ter calma nesse momento e fazer a cidade funcionar e estamos aqui nesta caminhada para simbolizar e reforçar que a Prefeitura está ao lado, não está à frente nem atrás das pessoas. Estamos caminhando junto, nesse desafio do Brasil, que é a saúde”

 

Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, no mês dedicado à saúde mental, estão sendo realizadas diversas ações na cidade, visando a conscientização sobre a importância de abordar essa temática como sociedade, como: entregas de folders explicativos sobre o tema e a campanha estampada em mais de 20 linhas de ônibus da Carris e 60 relógios de rua.