Empresário Abrahão Melnick pode nomear rua do Bairro Rio Branco
Proposição foi apresentada por João Carlos Nedel
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 031/17, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Abrahão Melnick o logradouro público conhecido como Rua Mil e Trinta e Três, localizado no Bairro Rio Branco, zona norte da Capital. A iniciativa visa homenagear o empreendedor do ramo imobiliário falecido em 1988.
Natural de Erechim (RS) e filho de imigrantes poloneses, o homenageado viveu parte de sua vida em Passo Fundo (RS), onde fundou seu primeiro estabelecimento comercial. Na cidade, que fica no norte do estado, ele foi também responsável pela sinagoga e pelo cemitério judaico por muitos anos, o que lhe resultou em uma homenagem em vida, com a sinagoga recebendo seu nome. Abrahão Melnick recebeu também os títulos de cidadão emérito de Passo Fundo e foi Destaque Estadual da Federação Israelita do Rio Grande do Sul em 1987.
Na década de 1960, Melnick iniciou a participação na construção de vários edifícios no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Na Capital, ele trabalhou também como corretor de seguros e agente do mercado de capitais. “Os empreendimentos imobiliários iniciados por Abrahão Melnick deram origem, em 1993, à fundação da Melnick Even, uma das maiores incorporadoras do Brasil, que gera mais de três mil empregos diretos e indiretos”, ressalta o autor do projeto.
Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)