Sessão Solene

Empresário Airton Barcellos é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Airton Mello Barcellos.
Tanise e Barcellos exibem o título concedido pela Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (18/8) sessão solene para entrega do título de Cidadão ao empresário Airton Mello Barcellos. A homenagem foi proposta pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB). A cerimônia, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Tanise destacou que a aprovação do projeto por unanimidade pela Câmara demostra o reconhecimento e o carinho que a cidade tem pelo homenageado. A vereadora disse que ao conhecê-lo, logo percebeu sua capacidade de liderança. "É um homem respeitado, trabalhador e honesto, que gosta de resolver problemas." Para Tanise, o currículo de Barcellos mostra um homem visionário e diferenciado, mas não revela sua principal habilidade: "A capacidade de tocar nosso coração".

Barcellos disse que recebe o título com profunda emoção e gratidão, pois considera uma "honra indescritível" ser reconhecido por seu trabalho nesta cidade. Observou que tem buscado promover uma sociedade mais justa e inclusiva e que cada ação e esforço que faz é pelo desejo em transformar vidas e oferecer oportunidades a quem precisa. "Esta conquista pertence a todos os colaboradores que se uniram a mim nesta jornada. Este título é um incentivo a continuar contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesta cidade."

Histórico

Airton Barcellos nasceu em 1956, na Capital. Formado em Ciências Contábeis, trabalhou no setor de contas do Hospital de Clínicas após ingresso por concurso em 1975. Em 1982, iniciou nova carreira profissional, criando duas empresas do ramo automobilístico: a Jancar, dedicada ao comércio de veículos, e a ImportCar, empresa importadora pioneira em trazer automóveis dos Estados Unidos para o Brasil. Concomitante à atuação do ramo automobilístico, iniciou uma construtora independente para imóveis residenciais, concluindo diversas obras nos bairros Jardim Planalto e Jardim Lindóia.

No começo dos anos 2000, Airton ingressou no ramo do entretenimento, chegando a ter em seu quadro de colaboradores mais de 500 funcionários. Desde 2003, dirige a Construtora e Incorporadora MXMV – Negócios Imobiliários, empresa familiar do mercado de condomínios horizontais para moradia unifamiliar, tendo lançado há pouco tempo os condomínios Eco Village Garden e Eco Village Mall, ambos na zona norte da Capital. Desde 2000 também desenvolve atividades sociais destinadas a meninos em vulnerabilidade social, atendendo centenas de crianças com ações que visem à estruturação familiar.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)