Plenário

Empresário André Carvalho de Fraga é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Andre Carvalho de Fraga.
Trogildo e Fraga exibem o título (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (19/5) o título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário André Carvalho de Fraga. A homenagem foi proposta por Cassio Trogildo. Fraga recebeu o título em Sessão Solene no Plenário Otávio Rocha presidida pelo vereador Giovane Byl (PTB).

O ex-vereador Cassio Trogildo, atual secretário municipal de Governança Local, observou que hoje cumpria um duplo papel na cerimônia: o de proponente do título e o de representante do prefeito da Capital, Sebastião Melo. Ao falar de Fraga, o secretário listou os cursos, empresas e iniciativas lideradas pelo homenageado. "André Fraga é um empreendedor nato, desde seus 19 anos, sempre buscando novos desafios." Trogildo acrescentou que as empresas administradas por Fraga já empregaram milhares de pessoas ao longo do tempo e atualmente possuem 2.400 colaboradores. "Trata-se, portanto, de uma justa e merecida homenagem, que agora não é mais de minha autoria e sim da cidade. Vida longa ao mais novo Cidadão de Porto Alegre."

Ao agradecer a homenagem, Fraga disse que deixava a modéstia de lado ao observar que considera justo o título, por ter se dedicado muito à cidade. "Tenho muito a agradacer por tantas oportunidades, por ter nascido em uma família estruturada que me permitiu crescer e realizar meus sonhos." Lembrou que começou a empreender aos 19 anos, tomando empréstimos e favores que lhe possibilitaram abrir a primeira empresa, uma videolocadora, embrião de muitos outros negócios que forjaram seu amadurecimento profissional. Hoje, revelou ele, seu grupo empresarial tem faturamento de R$ 80 milhões, prestando serviços a 70 empresas e a 100 mil clientes individuais. Ao finalizar, pediu à Câmara que, através de leis, apoie os empreendedores como ele. "Analisem sempre um ponto simples ao legislar: esta lei serve a quem?"

História

Natural de Porto Alegre, André Carvalho de Fraga, primogênito de dois filhos, é pai de Bibana Fraga, psicóloga com clínica em Porto Alegre, e casado com Juliana Martens, formada Direito. É empresário desde os 19 anos e está completando 35 anos de empreendedorismo em sua cidade natal. Lidera um grupo de empresas com mais de 2 mil funcionários atuando em diversos setores de serviços, tais como call center, seguros, saúde, tecnologia, compliance e trabalho temporário.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)