Institucional

Empresário João Mário Darós é Cidadão de Porto Alegre

Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor João Mário Darós, proposta pelo presidente vereador Idenir Cecchim.
Darós e Cecchim na homenagem desta noite (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (23/9) o título de Cidadão ao empresário João Mário Darós. A distinção, proposta pelo vereador Idenir Cecchim (MDB), foi concedida em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha. A vereadora Mônica Leal (PP) presidiu a Sessão Solene.

Cecchim destacou em seu discurso que costuma pensar muito antes de propor um título de Cidadão. Observou que no caso de Darós não foi diferente. "E a votação unânime do título pelos 36 vereadores desta Casa comprova que a escolha foi correta". Cecchim acrescentou que Darós é um empresário competente mas, mais do que isso, é um homem que atua anonimamente em prol da sociedade porto-alegrense, auxiliando muitas entidades assistenciais sem fazer alarde. "É um homem silencioso, que trabalha sem se mostrar, que faz as coisas com o coração. Por isso, a cidade de Porto Alegre o acolhe com alegria e orgulho como Cidadão."

"Lisonjeado com a homenagem", Darós agradeceu a todos que prestigiaram a cerimônia, e a Cecchim, que propôs a distinção. Lembrou de suas origens, do trabalho de seus pais e irmãos no campo, da sua infância em Jaguari, da caixa d'água, da vinda a Porto Alegre, do início de sua vida profissional e do surgimento da empresa criada por ele e pelos sócios Claudino e Alceu. "Hoje, somos um das maiores empresas do RS no setor, gerando empregos a mais de 500 colaboradores. Mas continuo o Mário lutador e inquieto, amigo dos meus amigos, associativo no trabalho e na vida". Acrescentou que nunca pensou que teria a felicidade e o reconhecimento que tem hoje nesta Porto Alegre pela qual se apaixonou. "Vivo as águas do Guaíba, vivo o churrasco e o bom vinho com os amigos. E vivo agora a honra de ser Cidadão desta cidade."

História

Darós e empresário do ramo de fertilizantes do Estado e um dos sócios da Fertilizantes Piratini. Em 1990, a Fertilizantes Piratini construiu a sua primeira unidade em Porto Alegre, no bairro Humaitá. Já em 2000, em um terreno vizinho, a empresa ergueu mais um local e estendeu suas operações na capital gaúcha, contribuindo de forma importante com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos e renda em nossa cidade. Atualmente, a empresa é uma referência no mercado nacional e internacional na área de fertilizantes, sendo responsável pelo lançamento de produtos inovadores e de grande qualidade, premiados em diferentes eventos no Brasil e fora do país.

No ano de 2016, Darós foi eleito presidente do Sindicato da Indústria de Adubos no Estado do Rio Grande do Sul (SIARGS), tendo sido reconduzido ao cargo para o triênio 2019-2022. No Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é membro efetivo do Conselho Deliberativo do clube. além disso, ao longo de toda sua vida Darós participou de diversas atividades sociais, tanto de forma particular quanto por meio de sua empresa, voltadas ao bem estar da comunidade.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)