Plenário

Engenheiro destaca a importância do pré-sal

Bergmann é engenheiro da Petrobras Foto: Elson Sempé Pedroso
Bergmann é engenheiro da Petrobras Foto: Elson Sempé Pedroso

O período de comunicações temáticas da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta feira (13/8), foi utilizado pelo engenheiro Raul Bergmann, delegado da Associação de Engenheiros da Petrobras/RS (Aepet), que explicou a importância da chamada camada pré-sal. "O petróleo encontrado nesta área está em uma profundidade que supera os sete mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal, a qual conserva sua qualidade".

Conforme Bergmann, o pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares. Lembrou que o início da produção de petróleo da camada pré-sal é um marco na história da Petrobras e na indústria mundial de petróleo e gás. "Uma das jazidas mais importantes já descobertas no Brasil está localizada no Pólo Pré-sal da Bacia de Santos, e possui volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris". Informou também que o Brasil é o quarto em reservas de petróleo, ficando somente abaixo da Arábia Saudita, Iraque e Irã.

Por suas bancadas manifestaram-se os vereadores Airto Ferronato (PSB), Pedro Ruas (PSOL), Carlos Todeschini (PT), Toni Proença (PPS), Luciano Marcantônio (PDT) e Luiz Braz (PSDB). Além de Adeli Sell (PT) e do engenheiro Bergmann compuseram a mesa  o promotor André Carvalho Leite, do Ministério Público, advogado Alexandre Coielho Santos da OAB/RS e o engenheiro Gustavo Leuck, da Secretaria de Infraestrutura e Logística  que destacaram a importância da Câmara Municipal em fomentar o debate sobre o Pré-Sal.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)