Sessão Solene

Erni Wiethaeuper recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Erni Wiethaeuper. Vereador Prof. Wabert entrega homenagem ao senhor Erni Wiethaeuper.
    Erni Wiethaeuper (c) recebe diploma entregue por Wambert (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Erni Wiethaeuper. Na foto, sr. Erni Wiethaeuper.
    Erni Wiethaeuper destacou trajetória da Rádio Aliança (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

O empresário Erni Wiethaeuper, fundador e presidente da Rádio Aliança, recebeu na noite desta terça-feira (25/06), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal da capital, o título de Cidadão de Porto Alegre. Proposta pelo Professor Wambert (PROS), a sessão foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), que saudou a iniciativa do colega em homenagear Wiethaeuper. “O projeto que deu origem a esta homenagem foi unanimemente consagrado pelos integrantes desta Casa, que souberam reconhecer o valor do homenageado”, afirmou. A homenagem também foi prestigiada pelos vereadores João Carlos Nedel (PP) e Matheus Ayres (PP).

Em sua fala na tribuna, Professor Wambert disse se sentir embargado ao falar de Erni Wiethaeuper. “O mais novo cidadão honorário de Porto Alegre é um homem santo e um estadista. É um empresário, que no Brasil é quase um ato de resistência e coragem, enfim, é cidadão do mundo”, disse, ao contar que conheceu o homenageado em São Luiz do Maranhão. “A primeira acolhida que tive em Porto Alegre foi do Erni, bem longe daqui, e ali já começa minha gratidão.”

O parlamentar lembrou da fundação da Rádio Aliança (106.3 FM) em 1990 e as várias atividades solidárias que Wiethaeuper desenvolve. “No último dia, e espero que seja daqui a muito tempo, tu serás julgado pelo amor, pois a  Aliança é a alma espiritual de Porto Alegre ao levar a palavra de Deus, de esperança e de fé. O reconhecimento hoje é da nossa cidade e de gratidão para com um filho ilustre que dá a vida ao seu irmão no esforço cotidiano de se gastar pelo outro”, destacou Wambert.

Homenageado

“Gostaria de me ver como Wambert disse. Conforta a alma, e pensei que meu coração fosse explodir. O mérito de tudo isso foi sempre compartilhado”, disse o homenageado Erni Wiethaeuper, após receber o título de Cidadão da Capital. Ele ainda lembrou os passos percorridos para criar a Rádio Aliança e nas maravilhosas possibilidades dos meios de comunicação social em divulgar a palavra de Deus. “Sempre seguimos a trilha da providência divina, e está dando certo há 28 anos. São muitas pessoas que direta ou indiretamente fazem parte dessa obra, sempre acreditamos que é a mão de deus agindo para nós conseguirmos colocar essa rádio no ar”, destacou.

Por fim, ele lembrou de histórias surpreendentes, quando iniciaram uma ação para a compra da casa que viria a ser a sede da Rádio. “Lembro de uma senhora que veio a pé da PUC para doar o dinheiro que seria equivalente à sua passagem, bem como do verdureiro que doava parte do que vendia ao longo da semana, ou o menino que juntava latas e colaborava com tudo o que podia. As coisas foram acontecendo. Sou grato a tudo. Meu projeto de vida é chegar a 120 anos lúcido, quero imitar Moisés”, finalizou. 

Trajetória

Wiethaeuper nasceu em Estrela (RS), possui formação em Direito pela Universidade de São Luís do Maranhão e é pós-graduado em administração empresarial pela Universidade do Ceará; em gestão financeira, cursada em Turim, na Itália; e em marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. Tem participação em 14 empresas, com as quais também desempenha atividades solidárias. Membro da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), em 1993, foi agraciado com o prêmio Dirigente Cristão do Ano.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.13.688)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Rádio AliançaErni Wiethaeuper