Erni Wiethaeuper recebe o título de Cidadão de Porto Alegre
O empresário Erni Wiethaeuper, fundador e presidente da Rádio Aliança, recebeu na noite desta terça-feira (25/06), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal da capital, o título de Cidadão de Porto Alegre. Proposta pelo Professor Wambert (PROS), a sessão foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), que saudou a iniciativa do colega em homenagear Wiethaeuper. “O projeto que deu origem a esta homenagem foi unanimemente consagrado pelos integrantes desta Casa, que souberam reconhecer o valor do homenageado”, afirmou. A homenagem também foi prestigiada pelos vereadores João Carlos Nedel (PP) e Matheus Ayres (PP).
Em sua fala na tribuna, Professor Wambert disse se sentir embargado ao falar de Erni Wiethaeuper. “O mais novo cidadão honorário de Porto Alegre é um homem santo e um estadista. É um empresário, que no Brasil é quase um ato de resistência e coragem, enfim, é cidadão do mundo”, disse, ao contar que conheceu o homenageado em São Luiz do Maranhão. “A primeira acolhida que tive em Porto Alegre foi do Erni, bem longe daqui, e ali já começa minha gratidão.”
O parlamentar lembrou da fundação da Rádio Aliança (106.3 FM) em 1990 e as várias atividades solidárias que Wiethaeuper desenvolve. “No último dia, e espero que seja daqui a muito tempo, tu serás julgado pelo amor, pois a Aliança é a alma espiritual de Porto Alegre ao levar a palavra de Deus, de esperança e de fé. O reconhecimento hoje é da nossa cidade e de gratidão para com um filho ilustre que dá a vida ao seu irmão no esforço cotidiano de se gastar pelo outro”, destacou Wambert.
Homenageado
“Gostaria de me ver como Wambert disse. Conforta a alma, e pensei que meu coração fosse explodir. O mérito de tudo isso foi sempre compartilhado”, disse o homenageado Erni Wiethaeuper, após receber o título de Cidadão da Capital. Ele ainda lembrou os passos percorridos para criar a Rádio Aliança e nas maravilhosas possibilidades dos meios de comunicação social em divulgar a palavra de Deus. “Sempre seguimos a trilha da providência divina, e está dando certo há 28 anos. São muitas pessoas que direta ou indiretamente fazem parte dessa obra, sempre acreditamos que é a mão de deus agindo para nós conseguirmos colocar essa rádio no ar”, destacou.
Por fim, ele lembrou de histórias surpreendentes, quando iniciaram uma ação para a compra da casa que viria a ser a sede da Rádio. “Lembro de uma senhora que veio a pé da PUC para doar o dinheiro que seria equivalente à sua passagem, bem como do verdureiro que doava parte do que vendia ao longo da semana, ou o menino que juntava latas e colaborava com tudo o que podia. As coisas foram acontecendo. Sou grato a tudo. Meu projeto de vida é chegar a 120 anos lúcido, quero imitar Moisés”, finalizou.
Trajetória
Wiethaeuper nasceu em Estrela (RS), possui formação em Direito pela Universidade de São Luís do Maranhão e é pós-graduado em administração empresarial pela Universidade do Ceará; em gestão financeira, cursada em Turim, na Itália; e em marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. Tem participação em 14 empresas, com as quais também desempenha atividades solidárias. Membro da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), em 1993, foi agraciado com o prêmio Dirigente Cristão do Ano.