Institucional

Escola do Legislativo promove debate sobre racismo no mercado de trabalho

Presidente Idenir Cecchim participa da solenidade de abertura do debate sobre Discriminação Racial no Mercado de Trabalho de Porto Alegre
Cecchim abriu o evento promovido pela Escola do Legislativo (Foto: Yasmim Fernandes Borges/CMPA)

Para celebrar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, organizou nesta terça-feira (22/3) um debate sobre as formas de combate à discriminação racial no mercado de trabalho em Porto Alegre. A abertura foi feita pelo vereador Idenir Cecchim (MDB), presidente do Legislativo. A mediação foi de Lúcio Almeida, diretor da Escola.


Para debater o tema foram convidados os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Luciane Cardoso Barzotto e Gilberto Sousa dos Santos. O diretor legislativo da Casa, Luiz Afonso de Melo Peres, e a vereadora Daiana Santos (PCdoB) também participaram.


Cecchim abriu o debate falando sobre a importância de todas as profissões para o funcionamento da sociedade. O desembargador Gilberto Santos falou sobre as raízes da discriminação racial nas sociedades e suas relações com a escravidão no Brasil.


A desembargadora Luciane Barzotto mencionou a Convenção Internacional Interamericana contra o Racismo e falou sobre a definição de discriminação racial e o papel das políticas do mercado de trabalho. A vereadora Daiana Santos destacou a relevância de identificar o racismo estrutural na sociedade para facilitar a integração da população negra nos espaços do poder público.


O diretor Luiz Afonso de Melo Peres afirmou que atualmente existem instrumentos para combater o racismo, mas que eles ainda não são suficientes. Depois, questionou os palestrantes sobre a implementação de políticas anti-racistas dentro da iniciativa privada.


Gilberto Santos terminou a sua participação ressaltando a importância dos sindicatos no combate à discriminação do mercado de trabalho. Luciane Barzotto propôs que o governo promova incentivos a empresas que implementem políticas de direitos humanos para diminuir as desigualdades raciais.

Texto

Andrei Arndt (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)