Escola do Senai será mantida na Restinga
Manobra liderada pelo vereador Dr. Thiago mantém no Bairro Restinga uma das principais escolas de profissionalização do Estado.
Foi assinada na manhã desta segunda-feira (12/9), minuta entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, garantindo a permanência do Centro de Formação Profissional do SENAI no Bairro Restinga. O SENAI havia anunciado o fim dos cursos porque o município negou a cedência por comodato de uma área para a instalação de um novo Centro.
Diante do impasse a comunidade da Restinga procurou o vereador Dr. Thiago para que intercedesse junto a FIERGS/SENAI e ao Executivo para reverter a decisão. Uma ação rápida do vereador fez com que o SENAI revisasse a decisão. Coube ao município decidir sobre a permanência dos cursos, o que aconteceu na manhã de hoje na FIERGS. “Esta vitória deve-se ao apoio que recebemos da comunidade da Restinga que nos acompanhou em todas ações que buscamos para evitar o fechamento da Escola”, destaca Dr. Thiago, lembrando que a solução só veio depois que o Ministério Público foi acionado e para garantir os direitos de cidadania e acesso à educação, bem como a realização de uma Audiência Pública da Cedecondh, a qual Dr. Thiago é presidente, na Câmara Municipal.
Cronologia - FICA SENAI
Dia 11 de Junho de 2016 – Um grupo de alunos, ex-alunos, pais e ex-professores procura o vereador Dr. Thiago, preocupados com o anúncio do encerramento das atividades da Escola do SENAI, instalada há 40 anos na Restinga.
Dia 24 de junho – O grupo, liderado pelo Dr. Thiago, acompanhado de empresários e da mídia foi recebido na FIERGS pelo diretor do SENAI. Carlos Trein Júnior confirmou a intenção de fechar a escola.
Dia 30 de junho – Comissão vai ao Ministério Público. O promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos Mauro Souza sinaliza que o MP vai agir para evitar o fechamento questionando a aplicação dos repasses oriundos de renúncias fiscais ao sistema “S”.
Dia 12 de julho – Audiência na Câmara em que o SENAI anuncia o fim da intenção de fechar a escola e propõe o auxílio de verbas públicas para continuar na Restinga.
Dia 14 de julho – Reunidos na Prefeitura, a comissão “Fica Senai” recebeu a garantia de que a escola não seria fechada. Diante do Presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Dr. Thiago, o vice-prefeito Sebastião Melo determinou aos secretários presentes que fossem tomadas as medidas necessárias para garantir o funcionamento dos cursos, atendendo desta forma, o apelo popular de interesse social da Escola SENAI/Restinga.
Dia 12 de setembro - Assinatura da minuta entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, garantindo a permanência dos cursos no Centro de Formação Profissional do SENAI/Restinga.