Seminário

Especialistas debatem sobre Prevenção ao Suicídio em seminário na Câmara Municipal de Porto Alegre

Especialistas debatem sobre Prevenção ao Suicídio em seminário na Câmara Municipal de Porto Alegre
Especialistas debatem sobre Prevenção ao Suicídio em seminário na Câmara Municipal de Porto Alegre

Nesta terça-feira, 03 de maio, reforçando a importância de quebrar tabus e falar sobre suicídio, a presidente da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, vereadora psicóloga Tanise Sabino, promoveu o Seminário “Prevenção ao Suicídio: um dabete necessário com a sociedade”, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento contou com uma série de palestras para tratar sobre o tema de maneira clara e preventiva. 

 

Segundo a proponente do seminário, Tanise Sabino, “um compromisso do meu mandato como vereadora é a saúde mental e desde o início temos trabalhado muito para trazer e inserir esse tema na agenda da cidade. As Frentes Parlamentares de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, da Promoção à Saúde Mental e de Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização são exemplo disso, são instrumentos que podemos utilizar para informar e até mesmo quebrar tabus. Já promovemos reuniões, caminhadas, já solicitamos e conquistamos ações junto à Prefeitura Municipal, como outdoors e ônibus estampando campanhas. É realizado todo um projeto de conscientização, desde o início, sempre reforçando que a vida é a melhor escolha e que precisamos estar atentos aos sinais de alerta e formas de prevenção”. 

 

O presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa do Estado, deputado Elizandro Sabino, pontuou fatores que podem levar jovens a desenvolverem ansiedade ou depressão. “É importante não deixar pra lá, não menosprezar situações e não desviar o olhar. As pequenas ações podem sim influenciar positivamente a vida em sociedade. Também reforço aqui a importância de trazermos profissionais para abordar esse tema, é fundamental termos conhecimento sobre saúde mental e suicídio para que possamos ajudar e se colocar no lugar do outro”, destacou Sabino.

 

O médico cirurgião, Dr. José Schulte, da cidade de Cruz Alta, parabenizou a vereadora pela proposta do seminário na Capital e destacou os impactos da pandemia. “Tenho percebido e atendido  muitas pessoas que relatam seus sofrimentos diários e a pandemia tem elevado esses indicadores nos processos de sofrimento. Além da tristeza provocada pela pandemia, muitos jovens, por causa da exposição excessiva nas redes sociais, e pela falta do convívio social, têm sido levados à depressão e, em último caso, até a colocar fim em suas vidas”, ressaltou.

 

Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, Richard Dias, “não é a primeira vez que estamos aqui, participando de eventos e ações propostas pela vereadora Tanise. Me alegra poder fazer parte desse projeto de trazer a pauta da saúde mental cada vez mais para os porto-alegrenses. Reafirmamos aqui a nossa parceria e compromisso, Tanise, podem contar comigo e com a Secretaria da Saúde, para inserirmos esse tema tão importante para o nosso dia a dia”. 

 

Dra Zeila Bedin, psicóloga, diretora e fundadora do Instituto de Desenvolvimento Global - IDG, professora universitária de graduação e pós-graduação, tratou sobre os “Impactos da Pandemia na Saúde Mental”. Zeila, durante sua palestra, pontuou sobre o seu cotidiano e o que vivenciou na pandemia, foram momentos difíceis que exigiram muito, tanto no meio profissional, quanto no meio familiar. “Profissionais da saúde ou não, nós todos somos passageiros e fazemos parte dessa tripulação, juntos, nos fortalecemos para passar por tudo isso. Acredito muito na força de quando nos unimos. O que trago aqui hoje não está nos livros, é o que vivenciei nessa pandemia. Eu não parei de trabalhar, a gente não imaginava que teria essa proporção. Foi preciso cuidar e muito a saúde mental de todos nós, não somente de quem trabalhou na linha de frente, mas famílias e famílias foram atingidas diretamente pela pandemia”, reforçou. 

 

O médico psiquiatra da infância e adolescência, Dr. Alceu Gomes, também mestre em psiquatria e Diretor do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em sua palestra, abordou o tema do “Suicídio e automutilação nas diferentes fases da vida”, trazendo alguns importanes dados para os presentes. “Em 2017, a segunda causa de mortalidade era por sucídio entre a faixa etária de 10 a 24 anos de idade, somando, ao todo, 121 mil suicídios. Em Porto Alegre, em 2020, o suicídio estava em terceiro lugar na posição de principais causas de morte em geral, estando em segundo lugar na faixa etária de 20 a 59 anos, perdendo apenas para quedas e homicídios. Precisamos destacar a importância de trazermos esses dados para refletirmos como sociedade, é importante estarmos atentos a cada sinal de alerta, independente da idade da pessoa, muitas vezes não sabemos quem está precisando da nossa ajuda”.

 

A Dra. Nilsa Madsen, voluntária do Centro de Valorizaçao da Vida - CVV há 16 anos, tratou sobre as “Estratégias para prevenção ao suicídio: vigilância, prevenção e cuidado” e trouxe um pouco da história da instituição e sua área de atuação. “O Centro de Valorização completou neste ano, em março, 60 anos de atividades junto à comunidade, iniciou com 14 jovens universitários que queriam fazer alguma coisa pelo próximo.  Não vim aqui para falar de suicídio e nem de depressão, eu venho aqui para falar como nós, como entidade e pessoas leigas, trabalhamos a prevenção ao suicídio e a valorização a vida. Hoje nós temos um trabalho que me orgulho de fazer parte, nós ajudamos muitas pessoas. A nossa função é escutar, basta observarmos, ninguém escuta ninguém hoje em dia. Precisamos ouvir o que está à nossa volta, ouvir as pessoas que precisam de ajuda”, reforçou.

 

A analista em inteligência emocional, escritora e administradora na Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Porto Alegre, Samadar Marques,  discorreu sobre a “Qualidade de vida e bem estar”, trazendo reflexões para os presentes. Segundo Samadar “quem tem conexões verdadeiras e pessoas nas quais pode confiar de verdade, são pessoas que têm índices de bem estar e qualidade de vida maiores, porque elas se sentem seguras e essa é a qualidade de vida que devemos buscar nas nossas relações. As relações são a base do nosso bem estar. Mas não se preocupem, nós todos temos problemas, somos complexos, temos as nossas questões emocionais, nossas dificuldade e está tudo certo, não existe perfeição”, destacou a palestrante.

 

Também estiveram presentes na ocasião a presidente do Instituto Compasso, Patrícia Oliveira, representantes do SIMERS, da Brigada Militar, do Instituto de Desenvolvimento Global, da Escola Ildo Meneguete e da Assembleia Legislativa, além de participantes de diversas cidades que prestigiaram o evento, como Canoas, Caxias, Guaíba, São Leopoldo e Cruz Alta.