Aniversário

Estudantes criam pássaros da paz em oficina de origami

237 anos: Maria Marli ministrou oficina de dobradura para alunos da Borghesi Foto: Bruno Todeschini
237 anos: Maria Marli ministrou oficina de dobradura para alunos da Borghesi Foto: Bruno Todeschini

A Câmara recebeu a visita de 52 alunos da Escola Borghesi na manhã desta quarta-feira (25/3), que participaram da Oficina pela Paz, de origami, promovida na semana do 237º aniversário da Capital. Orientados pela pedagoga Maria Marli Heck, os estudantes reutilizaram papéis para criar tsurus, também conhecidos como grous ou pássaros da paz.

Respeito à natureza, cooperação, harmonia, paciência, concentração, reflexão, meditação, criatividade e cidadania são valores e habilidades exercidos na criação de dobraduras, segundo Maria Marli. "Um origami encerra uma mensagem enorme", afirmou. "Com um papel qualquer, toda pessoa – seja criança, jovem ou idoso – pode criar uma dobradura: quem já sabe aprende uma figura nova; quem não sabe fica conhecendo a técnica."

Nascida em Venâncio Aires, Maria Marli passou a trabalhar com origami em 1997 e participa do Comitê da Cultura da Paz da Assembleia Legislativa. Tem oferecido oficinas de dobraduras em escolas, clubes de mães, órgãos públicos e diversas entidades. "Pretendo mostrar que todos são protagonistas no mundo, mesmo que a maioria ache que tudo tanto faz", disse. “É preciso ter mais responsabilidade consigo, com os outros e com o mundo; só assim haverá menos violência.”

Na Câmara, os estudantes da Borghesi (situada no Bairro Aberta dos Morros) também visitaram a exposição Novo Mapa da Cidade, montada na Galeria Clébio Sória (térreo), e diversos espaços da Casa, sendo conduzidos pelo coordenador do Memorial, Jorge Barcellos. As atividades realizadas, conforme a professora Virgínia Vaz, servirão para desenvolver conteúdos nas aulas de História, Geografia e Cidadania.

Programação

A agenda em homenagem aos 237 anos de Porto Alegre prossegue nesta quinta-feira:

Quinta-feira (26/3)
14 horas
- Projeção do filme Porto Alegre, a Bela Capital Gaúcha (1929-1930), de 6 minutos, uma das primeiras fitas mudas sobre a cidade, pertencente ao acervo do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa.
Local - Plenário Otávio Rocha da Câmara

17 horas - Abertura da exposição Porto Alegre pelo Olhar dos Fotógrafos, que retrata a trajetória de pioneiros da fotografia na Capital, com destaque para as produções de Lunara, Irmãos Ferrari, Virgílio Calegari, Sioma Breitman, Terragno e João Alberto.
Local - Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959, Centro).
Visitação - Até 30 de abril, das 9 às 18 horas, de terças a sexta-feiras, e das 9 às 12h30min, aos sábados.

Sexta-feira (27/3)

10 horas - Palestra sobre Porto Alegre, com o coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos.
Local - Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Osvaldo Aranha (Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga).

14 horas
- Abertura da exposição História do Viaduto da Borges, sobre a modernização de Porto Alegre a partir da construção do Viaduto Otávio Rocha, situado sobre a Avenida Borges de Medeiros.
Local - Térreo da Câmara
Visitação - Até 24 de abril, de segundas a quintas-feiras, das  9 às 18 horas, e, às sextas-feiras, das 9 às 16h30min.

- Abertura da exposição Os Planos Diretores e a Câmara Municipal, que resgata o planejamento urbano na Capital em 15 banners, com destaque para o papel do Legislativo na construção do desenho da cidade.
Local - Térreo da Câmara.
Visitação - Até 31 de julho, de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e, às sextas-, das 9 às 16h30min.
 
Informações no Memorial da Câmara, telefones (51) 3220-4187, 3220-4318 e 3220-4392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)