Presidência

Estudantes tomam posse como vereadores no Parlamento Jovem

Posse ocorreu no Plenário Otávio Rocha Foto: Guilherme Almeida
Posse ocorreu no Plenário Otávio Rocha Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Na tarde desta terça-feira (29/9), foram empossados 24 estudantes no Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Porto Alegre. A solenidade de posse, realizada no plenário Otávio Rocha, teve um tom descontraído graças à participação de Luciano Potter. O comunicador da Rádio Atlântida fez o papel de “Mestre de Cerimônias” e entrevistou alguns dos jovens parlamentares. Perguntou a eles quais as propostas que serão apresentadas para melhorar a vida das pessoas.

“O Parlamento Jovem é um projeto legal porque traz uma gurizada nova que quer mudar as coisas erradas que a gente vê na política. O Brasil ainda é uma democracia jovem, então é muito bom vermos que tem gente jovem querendo fazer parte de um parlamento”, destacou Potter.

Depois do juramento de posse dos jovens vereadores, a secretária municipal da Educação, Cleci Jurach, lembrou que a iniciativa tem como objetivo fortalecer a cidadania e a democracia. “Cidadão é aquele ser que participa ativamente da sua comunidade. Não só apontando problemas, mas propondo soluções. Quando a gente vê que nossos alunos, que acompanhados pelos professores acreditaram neste projeto, têm propostas interessantes para a cidade, é um estímulo a todos”, disse ela.

Cleci também salientou que os jovens parlamentares representam diferentes regiões da Capital. “Neste grupo, está representada uma grande parcela da comunidade de Porto Alegre. Vocês estão aqui para trazer propostas interessantes e defendê-las, mas sempre respeitando a opinião dos colegas.”

Já o prefeito José Fortunati ressaltou que o Parlamento “é a representação maior que uma cidade tem”. “É aqui que o debate das ideias acontece. O Parlamento é um espaço para se expressar, mas também para ouvir. Os debates são sempre acalorados, com divergências fortíssimas, mas que ajudam a fortalecer a democracia e encontrar soluções.”

O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PT), aproveitou para destacar o apoio dos coordenadores do Parlamento Jovem, os assessores Guilherme Tortelli e Débora Stein. “Eles trabalharam em cima dessa ideia com muita dedicação. Vamos ter todo o empenho possível para que esse projeto continue nas próximas gestões”, garantiu.

O vereador também salientou que a ideia do projeto é aproximar a Câmara das escolas, levando o debate político para dentro das famílias e ajudando a esclarecer sobre o funcionamento das instituições. “Todos nós queremos o melhor para a nossa cidade e para toda a população. Agora, vocês que estão aqui, poderão ver de perto como isso deve ser feito dentro do Parlamento, ver como os vereadores de Porto Alegre trabalham. A vontade de vocês pode se tornar realidade. Mas, mais do que isso, queremos que vocês se tornem cidadãos cada vez mais preocupados com a nossa cidade”, finalizou.

Em entrevista à TV Câmara, Carolina Sassen da Silva, de 13 anos, falou sobre o que levou ela a participar do projeto. “Tem muitas coisas que a gente quer mudar. Mas ninguém vai saber sobre as coisas que eu penso se eu não der voz à minha opinião”, explicou a estudante da Emef Chapéu do Sol.

O próximo encontro do Parlamento Jovem está marcado para 7 de outubro, quando haverá atividade nas Comissões Temáticas. A elaboração dos Projetos de Lei (PLs) será no 3º encontro, no dia 21 de outubro. O encerramento, com apresentação dos resultados por um relator de cada Comissão e a votação dos PLs elaborados, ocorrerá em 10 de novembro. A solenidade de posse do Parlamento Jovem também contou com a presença das vereadoras Jussara Cony (PCdoB) e Séfora Gomes Mota (PRB).

Parlamento Jovem

O projeto é voltado aos estudantes do terceiro ciclo de seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs): Chapéu do Sol, Governador Ildo Meneghetti, Professor Larry José Ribeiro Alves, Mario Quintana, São Pedro e Victor Issler. De cada Emef foram escolhidos quatro vereadores jovens.

Os eleitos serão divididos em diferentes comissões: Direitos Humanos e Segurança; Juventude, Educação, Cultura e Esporte; Transporte e Habitação; e Saúde e Meio Ambiente. Nas comissões, vão debater e elaborar projetos de Lei. As propostas serão encaminhadas, futuramente, à Prefeitura e aos órgãos competentes.

Comissão de Juventude, Educação, Cultura e Esporte
Carolina Henrique Sassen da Silva – Chapéu do Sol;
João Victor Santos Nunes – Larry José Ribeiro Alves;
Patrícia Silva – Victor Issler; 
Franciele Vieira Domingos – Ildo Meneghetti;
Vitória Mantai – Mário Quintana; e
Thaune da Silva Silveira – São Pedro.

Comissão de Transporte e Habitação
Júlia Gabriela Rosa da Silva – São Pedro;
Alexandre Goulart – Mário Quintana;
Matheus Alf Rosa – Ildo Meneghetti;
Karina Vieira – Victro Issler;
Leonardo Fernandes Flores – Larry José Ribeiro Alves; e
Diogo Meirelles – Chapéu do Sol.

Comissão de Direitos Humanos e Segurança
Elisandra Pereira de Assis – Chapéu do Sol;
Inara Soares da Rocha – Larry José Ribeiro Alves;
Natália Damaceno – Victor Issler;
Nathalia Geraldino Ribas – Ildo Meneghetti;
Natália Viegas – Mário Quintana; e 
Cleber Yan De Vargas Teixeira – São Pedro.

Comissão de Saúde e Meio Ambiente
Monique Barbosa da Rosa – São Pedro;
Caroline Moreira – Mário Quintana;
João Rafael Moreira Mallmann – Ildo Meneghetti;
Karine Souza – Victor Issler;
Danielly Rubenelly Fagundes da Silva – Larry Ribeiro Alves; e
Aline do Nascimento Barbosa – Chapéu do Sol.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Leia mais: