Evento traz inovação e novos conhecimentos para o saneamento básico de Porto Alegre
Tema do saneamento básico é hoje tratado como uma das prioridades da cidade de Porto Alegre
A capital dos gaúchos recebeu durante essa semana o maior evento de saneamento básico do país. O 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA) que iniciou no dia 9 (segunda-feira) ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O congresso é organizado pela Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).
Temas como a educação ambiental, drenagem pluvial urbana, o futuro das estações de tratamento de esgoto e também as atualizações propostas pelo marco regulatório do saneamento foram destaques.
O evento contou com a presença do vereador Gilson Padeiro (PSDB) que tem como principal bandeira a prestação do serviço público nas comunidades: "No ano passado, tivemos mais de 1.386 demandas encaminhadas pelo meu gabinete e a maioria delas na área de saneamento básico, algo que é essencial para a vida das nossas comunidades".
O líder da Bancada do PSDB na Câmara também visitou o estande do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) onde conversou com o diretor-geral Alexandre Garcia sobre o evento e as pautas relevantes tratadas no congresso que podem ajudar a capital do Rio Grande do Sul. O vereador também conversou com a diretora-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) Michele Alsina sobre experiências no município do Sul do RS.