SOLENE

Ex-goleiro Benitez receberá Título de Cidadão de Porto Alegre no próximo dia 18

Homenagem ao paraguaio, ídolo do Internacional na década de 70 e radicado há 45 anos na capital gaúcha, teve a iniciativa do vereador João Bosco Vaz (PDT).

José De La Cruz Benitez
José De La Cruz Benitez

O ex-goleiro Benitez, consagrado pelo Internacional no final da década de 1970, destaque também no Olímpia e na seleção paraguaia, receberá, no próximo dia 18 de outubro, o título de Cidadão de Porto Alegre. A Sessão Solene tem a iniciativa do vereador João Bosco Vaz, líder do PDT, e terá início às 19h, no plenário Ana Terra (Avenida Loureiro da Silva, 255). 

De acordo com Bosco, a homenagem é merecida. "Ela resgata a trajetória de sucesso do Benitez e uma dívida da cidade para com o craque, que a adotou Porto Alegre como a sua morada, após abandonar o futebol para viver aqui com a sua família". 

Nascido na cidade de Assunção, Paraguai, no dia 3 de maio de 1952, Jose de La Cruz Benitez Santa Cruz, ou simplesmente Benitez, iniciou a carreira profissional de atleta de futebol nas categorias de base do Olímpia. Entretanto, seu sucesso profissional aconteceu em Porto Alegre.

Em 1977, após defender o Paraguai em uma partida contra a Seleção Brasileira de Futebol pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1978, o goleiro Benitez se transferiu para o Sport Club Internacional – Inter. 

Chegou no clube com 25 anos de idade, fez grandes partidas, conquistou vários títulos, entre eles os gaúchos de 1978, 1981, 1982 e 1983, e o Troféu Joan Gamper, em 1982, realizado na Espanha, quando o Inter desbancou o Barcelona na estreia de Diego Maradona. De todas as conquistas, uma façanha em especial: o Campeonato Brasileiro invicto, em 1979, feito jamais alcançado por outro clube do Brasil.

Tratado como o “herdeiro de Manga” quando chegou em Porto Alegre, dois anos depois viu sua fama ser completamente diferente. Daquele que estaria à sombra de um ídolo, gravou o seu nome na história e entrou para o rol de craques perpétuos do colorado. De herdeiro, criou um legado, pois ao final de 1979, o paraguaio podia se orgulhar de ser o goleiro que jamais perdeu.

Em dezembro de 1983, Benitez sofreu um grave acidente em campo, durante um jogo amistoso em Alegrete, quando chocou-se contra um adversário. Logo, teve de abandonar a carreira, mas, após “pendurar as chuteiras”, fixou residência em Porto Alegre, com a sua esposa Ivana. Trabalhou como empresário de jogadores, atuou como dirigente do Clube São José de Porto Alegre, foi treinador de vários clubes gaúchos e preparador de goleiros do Inter.

Texto

Milton Gerson (reg,prof. 6539)

Edição

Milton Gerson