Sessão Solene

Ex-presidente tricolor Oly Fachin é Cidadão de Porto Alegre

Fachin ao lado da esposa e entre Brasinha (e) e Pujol  Foto: Ederson Nunes
Fachin ao lado da esposa e entre Brasinha (e) e Pujol Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta sexta-feira (6/11) o título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-deputado federal e ex-presidente do Grêmio Porto Alegrense Oly Erico da Costa Fachin. A homenagem foi proposta pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Pujol reconheceu que a iniciativa da homenagem foi em parceria com o ex-vereador Alceu Brasinha (PTB). Recordou momentos que viveu ao lado do homenageado na política e no esporte. Cumprimentou os vereadores que sabem escolher os bons valores da cidade e reconhecer com um título de cidadão. 

Fachin colocou a família em primeiro lugar para justificar sua trajetória profissional. “De vocês recebi tudo”, disse, atribuindo a dedicação de todos ao momento que vivenciou no Plenário Otávio Rocha quando se tornou Cidadão de Porto Alegre. Agradeceu a Câmara pelo reconhecimento e a presença de grandes amigos, como o ex-governador Jair Soares e o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan.

O prefeito José Fortunati lembrou que Fachin sempre foi um homem de posições com destaque no meio esportivo, destacando que sempre primou pelo respeito, “sem criar inimizades”. Foi desta maneira que sempre defendeu a bandeira do futebol, “olhando o presente e de olho no futuro”, concluiu.

Vereadores

João Carlos Nedel (PP) entende que a Câmara tinha o dever de agradecer ao cidadão que é Oly Fachin pela contribuição que tem dado a Porto Alegre e pela dedicação que sempre teve fora dos gramados. Tarciso Flecha Negra (PSD) revelou que grande parte da sua carreira profissional como jogador do Grêmio deve ao ex-presidente Oly Fachin. Lembrou que em 1973, quando chegou em Porto Alegre para fechar contrato com o tricolor, foi ele quem abonou sua permanência, “possibilitando que eu ajudasse a escrever a história do time e do futebol gaúcho”. 

João Bosco Vaz (PDT) disse que por 12 anos foi repórter esportivo, setorista no estádio Olímpico. Revelou que jamais presenciou algum ato de indelicadeza de Fachin com seus pares ou até mesmo com os jornalistas. “Uma pessoa calma, digna, amiga”, concluiu. Kevin Krieger (PP) também reconheceu a importância do homenageado e abonou as palavras dos vereadores. “Fachin semeou as grandes conquistas tricolores”, completou.


História

Fachin nasceu em São Sepé, em 2 de setembro de 1929. Formou-se como bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1952. Foi presidente do Guarani Futebol Clube, de Cachoeira do Sul (1953-1954) e iniciou sua trajetória política como vereador da Câmara de Cachoeira do Sul, com mandato de 1955 a 1958. Foi também procurador-chefe da Procuradoria Jurídica da Caixa Econômica Estadual (1964-1970) e coordenador da Assistência Técnica e Jurídica da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático, órgão do Ministério da Educação e Cultura, em 1967.

Fachin teve também tem longa e destacada trajetória como dirigente e conselheiro do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, sendo membro nato do Conselho. Foi presidente do clube no período entre 1972 e 1973 e presidiu o Conselho Deliberativo do Grêmio de 1998 a 2004. Eleito deputado federal para a legislatura de 1983 a 1987, foi membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em 1983, e integrante e presidente da Comissão de Esporte e Turismo. Atualmente, é oficial do Registro de Imóveis da 4º Zona de Porto Alegre, nomeado em 22 de outubro de 1970.

Texto:Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)