Exposição conta história do ambientalismo gaúcho
Na semana do Fórum Social Mundial Temático, o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta a exposição História do Ambientalismo Gaúcho. Baseada no livro Pioneiros da Ecologia, de Elmar Bones e Geraldo Hasse (Já Editores), a mostra reúne 15 banners que abordam os principais aspectos do movimento em defesa da natureza no Rio Grande do Sul.
As contribuições de Luis Roessler e de Padre Balduíno Rambo e a emergência da geração de militantes formada por José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Caio Lustosa, Flávio Lewgoy e Sebastião Pinheiro destacam-se na exposição. A mostra também valoriza o trabalho das mulheres ecologistas, especialmente das pioneiras Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner, além do papel da imprensa local nas lutas pela preservação da natureza.
Os painéis ainda citam as grandes lutas dos ecologistas gaúchos, como o combate ao uso dos agrotóxicos e pela constituição de políticas voltadas para o meio ambiente no Estado e no município. E recordam que a primeira entidade ecológica da América Latina - a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) - foi fundada por gaúchos.
A exposição pode ser visitada até 6 de fevereiro, das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min às sextas-feiras, na Galeria Clébio Sória (térreo) da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). No feriado de 2 de fevereiro, a Câmara estará fechada. A entrada é franca. Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)