Exposição e livro marcam os 100 anos da Liga da Defesa Nacional
Estudantes de nove escolas públicas de Porto Alegre mostram trabalhos na Câmara.
Trabalhos de alunos de nove escolas públicas de Porto Alegre estão reunidos na exposição Brasilidade, montada no térreo da Câmara Municipal para homenagear o centenário da Liga da Defesa Nacional (LDN). Na abertura oficial da mostra, nesta quarta-feira (16/11), foi lançado o livro A História da Liga da Defesa Nacional, de autoria de Júlio Cézar Benites, Marco Elias Dangui Pinheiro e Luiz Ernani Caminha Giorgis. O evento também celebra os 194 anos da Proclamação da Independência do Brasil.
As colagens, as pinturas e os desenhos criados pelas crianças e adolescentes expressam a visão dos estudantes sobre os símbolos da pátria (a Bandeira, o Hino, o Brasão e o Selo nacionais), conceitos como cidadania, civismo e identidade cultural e sobre a natureza brasileira. Acompanham fotos de animais e plantas representativos do país, como o tucano, a onça-pintada, o jacaré-de-papo-amarelo, a arara, a vitória-régia, o pau-brasil e os frutos do guaraná, e de eventos promovidos pelos LDN.
Participam da exposição as seguintes escolas: Antônio Giudice, Presidente João Belchior Marques Goulart, Salgado Filho, Custódio de Melo, Vila Monte Cristo, Rafaela Remião e Alceu Wamosy, além do Jardim de Praça Meu Amiguinho e do Colégio Tiradentes (da Brigada Militar).
A exposição pode ser visitada até o dia 30 de novembro, das 8h30min às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Avenida Loureiro da Silva, 255, com entrada gratuita. Apoio da vereadora suplente Mônica Leal (PP), do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre e das secretarias de Educação do Município e do Estado. Informações: (51) 3220-4318.
A LDN
A Liga da Defesa Nacional foi criada em 1916 pelo poeta parnasiano Olavo Bilac, autor do Hino da Bandeira, por Miguel Calmon e Pedro Lessa como expressão dos movimentos nacionalistas que surgiram no Brasil com a eclosão da I Guerra Mundial (1914-1918). A entidade trabalhou para instituir o serviço militar obrigatório, cultivar os valores cívicos, incentivar a participação política, o exercício do voto obrigatório e a instrução pública primária, secundária e superior. A LDN mobilizou o meio jurídico e setores das classes política e profissionais, notadamente do ensino, do povo em geral e do meio estudantil superior.
Atualmente, entre as atividades da Liga, destacam-se a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, a exposição Brasilidade, a Caminhada do Dia da Bandeira, a homenagem ao Dia do Reservista e a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cívico. A LDN também promove desfiles comemorativos nas datas cívicas e todos os atos ligados ao civismo e ao patriotismo. No Rio Grande do Sul, a LDN é presidida por Júlio Cézar Benites Teixeira.
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)*
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
* Histórico com informações da LDN