Exposição mostra fotos do concurso XVII Sioma Breitman
A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta até o dia 21 de dezembro a exposição das imagens vencedoras do XVII Concurso Sioma Breitman de Fotografia. A mostra reúne 40 imagens, protagonizando o papel da Casa Legislativa na defesa das questões culturais e incentivo à preservação e registro da história de Porto Alegre.
O concurso premia fotografias em preto e branco ou coloridas, cujo tema esteja relacionado a fatos ou eventos culturais, sociais e políticos da cidade de Porto Alegre. O tema proposto para este ano foi "Câmara Municipal de Porto Alegre - 250 Anos, Um Olhar no Tempo".
Homenagem
O Concurso Sioma Breitman de Fotografia foi criado em 1996 por sugestão do ex-vereador e ex-prefeito João Antonio Dib. A intenção de Dib foi homenagear o fotógrafo Sioma Breitman (1903-1980) e preservar as técnicas tradicionais de fotografia. Nascido na Ucrânia, Breitman viveu muito tempo em Porto Alegre, onde manteve o atelier Foto Sioma, na Rua dos Andradas.
Notório principalmente por suas fotos em preto e branco, o artista divulgou a capital gaúcha por meio de seu trabalho, o qual recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Parte do acervo do fotógrafo foi doado pela família dele ao Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, cuja fototeca leva o nome dele. Desde 2011, o concurso é bienal e acontece sempre nos anos ímpares.