Exposição Mulheres Maravilhas é prorrogada até dia 24
Anita Garibaldi, Elis Regina, Cleópatra, Joana DArc, Carlota Joaquina, Carmen Miranda, Evita Perón, Frida Kahlo, Leila Diniz, Coco Chanel, Maria Bonita, Zuzu Angel, Nina Simone, Brigitte Bardot e Marilyn Monroe. O que mulheres de vidas e tempos tão distintos têm em comum? Para os fotógrafos Gerson Roldo e Cristiano W. Soares, as 15 são ícones do gênero, ou melhor, Mulheres Maravilhas que garantiram seu lugar na história. Para homenageá-las, a dupla está com exposição na Câmara Municipal de Porto Alegre, com visitação prorrogada até dia 24 de julho.
Na mostra, intitulada Mulheres Maravilhas, o fio condutor é o personagem de mesmo nome da DC Comics, uma amazona dotada de superpoderes enviada para o "mundo dos homens" para espalhar a paz e servir de equilíbrio entre os heróis masculinos da Liga da Justiça. Dando sobrevida aos mitos, 15 mulheres hétero, homo e transexuais posaram para Roldo e Soares. Cada uma escolheu a releitura, o cenário e o figurino - que, em alguns casos, exibe a estrela da super-heroína.
Imagens em preto e branco de Porto Alegre funcionam como panos de fundo, relacionando-se aos lugares da cidade que mais combinariam com as personagens retratadas: Frida entre os cactos da Casa de Cultura Mario Quintana, Marilyn em frente ao cinema Capitólio, Cleópatra no Recanto Europeu da Redenção e Elis no Auditório Araújo Vianna, por exemplo.
Participaram do ensaio como modelos: Adriana Banana, Ângela Gumarães, Ariane Leitão, Blanca Queiroga, Cassandra Calabouço, Clarice Decker, Claudia Penalvo, Cristine Bastos, Glória Crystal, Joss Cunha, Lady Cibele, Leticia Sartoretto, Susany Biancco, Valéria Houston e Vera Leite.
A exposição, apoiada pelo gabinete da vereadora Séfora Gomes Mota (PRB) e pela Seção de Memorial, está em cartaz no T Cultural Tereza Franco da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), com visitação das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras. Entrada franca. Informações: (51) 3220-4318.
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)*
*Colaborou Ricardo Pont (jornalista)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)