Fotografia

Exposição Mulheres Maravilhas é prorrogada até dia 24

Maria Bonita na Cidade Baixa  Foto: Gerson Roldo e Cristiano W. Soares
Maria Bonita na Cidade Baixa Foto: Gerson Roldo e Cristiano W. Soares
Anita Garibaldi, Elis Regina, Cleópatra, Joana D’Arc, Carlota Joaquina, Carmen Miranda, Evita Perón, Frida Kahlo, Leila Diniz, Coco Chanel, Maria Bonita, Zuzu Angel, Nina Simone, Brigitte Bardot e Marilyn Monroe. O que mulheres de vidas e tempos tão distintos têm em comum? Para os fotógrafos Gerson Roldo e Cristiano W. Soares, as 15 são ícones do gênero, ou melhor, Mulheres Maravilhas que garantiram seu lugar na história. Para homenageá-las, a dupla está com exposição na Câmara Municipal de Porto Alegre, com visitação prorrogada até dia 24 de julho.

Na mostra, intitulada Mulheres Maravilhas, o fio condutor é o personagem de mesmo nome da DC Comics, uma amazona dotada de superpoderes enviada para o "mundo dos homens" para espalhar a paz e servir de equilíbrio entre os heróis masculinos da Liga da Justiça. Dando sobrevida aos mitos, 15 mulheres hétero, homo e transexuais posaram para Roldo e Soares. Cada uma escolheu a releitura, o cenário e o figurino - que, em alguns casos, exibe a estrela da super-heroína. 

Imagens em preto e branco de Porto Alegre funcionam como panos de fundo, relacionando-se aos lugares da cidade que mais combinariam com as personagens retratadas: Frida entre os cactos da Casa de Cultura Mario Quintana, Marilyn em frente ao cinema Capitólio, Cleópatra no Recanto Europeu da Redenção e Elis no Auditório Araújo Vianna, por exemplo. 

Participaram do ensaio como modelos: Adriana Banana, Ângela Gumarães, Ariane Leitão, Blanca Queiroga, Cassandra Calabouço, Clarice Decker, Claudia Penalvo, Cristine Bastos, Glória Crystal, Joss Cunha, Lady Cibele, Leticia Sartoretto, Susany Biancco, Valéria Houston e Vera Leite.

A exposição, apoiada pelo gabinete da vereadora Séfora Gomes Mota (PRB) e pela Seção de Memorial, está em cartaz no T Cultural Tereza Franco da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), com visitação das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras. Entrada franca. Informações: (51) 3220-4318. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)*
          *Colaborou Ricardo Pont (jornalista)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)