Exposições apresentam arte de Joseph Kapweya e Mestre Churrasco
A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta até o dia 28 de novembro duas exposições que integram a 40ª Semana da Consciência Negra. As mostras têm entrada gratuita e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, exceto em feriados. A Câmara fica na avenida Loureiro da Silva, 255, e possui estacionamento para visitantes.
Joseph Kapweya
A mostra individual de pinturas do artista namibiano Joseph Kapweya está montada no T Cultural (2º piso da Câmara, em frente ao Plenário). Estudante do curso de Engenharia Civil na UFRGS, Kapweya é um artista visual autodidata que começou a sua jornada artística em 2017 com pinturas em telas. Na mostra, intitulada “Dia_Vinte: Vale Comemorar", ele apresenta trabalhos que revelam seu olhar sobre sua experiência singular como africano vivendo no Brasil e comunicam vínculos propulsores de afetos que afloram em seu processo criativo.
Mestre Churrasco
A exposição fotográfica montada no saguão do Salão Adel Carvalho (2º piso da Câmara) expressa a relação de Jean Batista Cleber Texeira dos Santos, conhecido como Mestre Churrasco, com a capoeira. As fotos são oriundas de registros do Mestre Churrasco feitos por pessoas ao longo dos anos e também são fruto de seu próprio trabalho como fotógrafo.
Mestre Churrasco foi um dos precursores da capoeira no RS. Começou sua vida como engraxate no centro da Capital gaúcha, onde vislumbrou a capoeira, jogada por marinheiros e estivadores. Na década de 1970 conheceu seu mestre, que lhe iniciou nos fundamentos dessa expressão cultural. Desde então, trilhou sua caminhada como praticante, mestre e estudioso dessa representação popular que mistura, dança, alegria, concentração, habilidade, diversão, luta e arte: a capoeira.
*Com informações da UFRGS