Plenário

Fábio Medina Osório receberá título de Cidadão

Vereador Professor Garcia (PMDB) Foto: Vicente Carcuchinski
Vereador Professor Garcia (PMDB) Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: CMPA)
Foi aprovado, nesta quarta-feira (10/12), na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de autoria do vereador Professor Garcia (PMDB) que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para Fábio Medina Osório. “Como advogado, Osório tem sido portador de uma mensagem de interdição à arbitrariedade dos poderes públicos, atuando na defesa de grandes causas, sem distinção de qualquer coloração político partidária. Atua indistintamente na defesa de direitos fundamentais dos acusados em geral, com lisura, dedicação e grande representatividade nacional e internacional”, destacou Garcia.

Formado em Direito pela Ufrgs, Osório concluiu o curso da Escola Superior da Magistratura gaúcha e foi aprovado no concurso de ingresso à carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Trabalhou no Ministério Público, na Promotoria Especializada do Meio Ambiente da Capital e em 2004 foi indicado ao cargo de Procurador-Adjunto no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. Foi professor da Ulbra, Unisinos, PUCRS, Ajuris e UFRGS. Atualmente, leciona na Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4); Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF2); Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Escola da Advocacia Geral da União em Belo Horizonte e Escola de Direito do Brasil. 

Conforme o vereador, um destaque fundamental na carreira de Osório foi sua transição do setor público para o privado, em janeiro de 2006. Promotor de justiça prestigiado em sua carreira, decidiu largar o Ministério Público gaúcho, pedindo exoneração, após mais de 14 anos de dedicação ao serviço público, para ingressar no mundo privado e entregar aí sua contribuição intelectual e pessoal. 

“Pode-se dizer que, nos 14 anos de Ministério Público, foi um dos mais combativos promotores de justiça que passou pela Instituição, nunca fugindo aos confrontos, sempre denotando independência e altivez no agir. E trouxe essa fundamental característica à advocacia, agora em defesa dos direitos individuais. Coragem, independência e autonomia intelectual são traços que marcam a personalidade de Fábio Medina Osório, um líder gaúcho e porto-alegrense, que merece esta homenagem”, ressaltou Garcia. 

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)