Sessão Solene

Federação Árabe Palestina recebe a Comenda Porto do Sol

Outorga da Comenda Porto do Sol a FEPAL
Rabah e Laura exibem a comenda entregue à Fepal (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje a Comenda Porto do Sol à Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL). A homenagem foi proposta pela vereadora Laura Sito (PT). A Comenda é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade. 

Laura Sito falou sobre a grande importância da liberdade dos povos, a luta contra todos os tipos de preconceito, por esta razão a vereadora decidiu homenagear a Federação Árabe Palestina do Brasil. "Homenageamos uma entidade com mais de 40 anos, que unifica muitas lutas ao representar a resistência no Brasil. Desde a partilha da Palestina, assistimos uma tragédia humatária e um cojunto de crimes de lesa humanidade". A vereadora explicou como o trabalho da FEPAL é importante para a liberdade palestina no Brasil e ao redor do mundo para pregar a paz entre os povos.

O presidente da FEPAL, Ualid Rabah, comentou que Porto Alegre é o local onde há a maior concentração de palestinos no Brasil. "Pois aqui está concentrada a maior parte da nossa comunidade, portanto é tambem nossa capital nessa diáspora, nesse exílio forçado, pelo genocídio, pelo apartheid". Ualid agradeceu à vereadora Laura Sito pela homenagem e outros diversos parlamentares que apoiam a comunidade palestina na cidade de Porto Alegre.  

História

Fundada em 1979, a FEPAL é a entidade que representa a diáspora palestina no Brasil, constituída por cerca de 60.000 imigrantes e refugiados e seus descendentes. Reconhecendo a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) como única e legítima representante do povo palestino, atua na defesa dos interesses das comunidades de origem palestina que vivem no Brasil, representando-as em espaços políticos e sociais. Reúne e congrega as associações e sociedades palestino-brasileiras espalhadas por mais de cem cidades brasileiras, em praticamente todos os estados da nação, mais o Distrito Federal. 

No seu trabalho de base, a entidade promove a preservação da cultura palestina nas comunidades, com especial atenção à juventude, e fomenta atividades que estimulam as pessoas a manter suas conexões com a mãe-pátria e com a resistência palestina. A FEPAL procura também levar à população brasileira informações sobre as injustiças cometidas contra o povo palestino, além de análises geopolíticas justas e bem fundamentadas sobre os conflitos, que muitas vezes não encontram espaço na imprensa tradicional brasileira. 

A FEPAL defende o reconhecimento de um Estado Palestino soberano e independente, com Jerusalém sua capital; o direito de retorno dos refugiados às suas terras; e condena a ocupação ilegal dos territórios palestinos e os bloqueios militares e econômicos impostos por Israel desde a sua autoproclamação, em 1948. Adota, como princípios, as defesas da democracia, da liberdade e da igualdade, bem como condena todas as formas de supremacismo, dentre elas o racismo, e todas as formas de intolerância e xenofobia. 

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)