Cedecondh

Feira da Otto Niemeyer funcionará em novo local

Comissão intermediou solução para feira  Foto: Kaiser Konrad
Comissão intermediou solução para feira Foto: Kaiser Konrad

A feira livre realizada há 25 anos na Avenida Otto Niemeyer, Bairro Cavalhada, será transferida para novo local. A decisão foi comunicada pelo secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cechin, nesta quarta-feira (30/5), na reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A idéia é solucionar problemas apontados por moradores da Otto, como dificuldade de acesso às suas residências, obstrução da passagem de ambulâncias e bombeiros, barulho nos domingos pela manhã, acúmulo de lixo e mau cheiro após a feira.

A partir de estudos técnicos, a Smic indicou como locais adequados para a transferência a Rua Arroio Grande ou a Rua Gramado, que fazem esquina com a Otto. Segundo a chefe de Licenciamento da Smic, Irapuama May, o novo espaço foi definido a partir de alternativas sugeridas pela Associação dos Usuários dos Mercadões da Ceasa (Assumec). As bancas ocuparão apenas um lado da via e serão instaladas junto ao muro do Centro Comunitário do Parque Madepinho (Cecopam), onde não há casas e os feirantes terão acesso a sanitários.

Cechin enfatizou que a responsabilidade pela feira é do Executivo e que sua permanência na Otto é inviável. “Onde está não pode mais ficar”, disse. “Nenhuma feira pode trancar quem quer sair ou chegar de sua casa.” Lembrou que o local previsto é “praticamente na Otto” e não prejudicará moradores nem feirantes. A partir de sugestão do presidente da Cedecondh, vereador Carlos Comassetto (PT), o secretário anunciou que, nos próximos 30 dias, a Smic irá se reunir com representantes dos feirantes para definir detalhes da nova conformação.

O presidente da Assumec, Antônio Leopoldino da Fonseca, afirmou que  o ideal para os feirantes era continuar na Otto e que os problemas apontados por alguns moradores poderiam ser sanados. Garantiu que a feira já estava sendo montada de forma a não bloquear as entradas de garagem. Porém, diante da determinação da Smic, Fonseca anunciou que os associados da Assumec deverão aceitar a transferência.

Além dos representantes do Executivo e dos feirantes, participaram da reunião moradores da Otto Niemeyer, o presidente da Cedecondh, Carlos Comassetto (PT), e os vereadores Sebastião Melo (PMDB), Maria Luiza (PTB), Guilherme Barbosa (PT), Carlos Todeschini (PT), Ervino Besson (PDT) e Elias Vidal (PPS).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)