Plenário

FENEIS recebe homenagem no Legislativo da Capital

Período de Comunicação em Homenagem a FENEIS pelo Transcurso dos seis messes da Central de Intérpretes em Porto Alegre
Proponentes: Vereadores Alvoni Medina e José Freitas
José Freitas e Diego Silva exibem o diploma em homenagem à Feneis (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na tarde desta segunda-feira (25/9), a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). A homenagem foi uma iniciativa do vereador José Freitas (Republicanos)

Freitas falou que os deficientes auditivos estão desassistidos para acessar os serviços públicos, principalmente na área da saúde, para a realização dos exames. “Precisamos discutir mais políticas públicas e lutar para que a Central de Intérpretes em Porto Alegre se estenda para todo Rio Grande do Sul e que haja o atendimento 24 horas”, relatou o vereador, sobre a assistência aos surdos na utilização dos serviços públicos.

O diretor da FENEIS, Diego Silva, discursou sobre a funcionalidade da Central de Intérprete de LIBRAS (CIL), que foi inaugurada há quatro meses e já realizou mais de 800 atendimentos às pessoas surdas. Entretanto, segundo ele, há algumas limitações. “Os enfermeiros não conseguem compreender o nosso direito linguístico”, informou, em relação aos dois casos de tentativa de suicídio relatados à CIL.

A entidade

A FENEIS, fundada em 16 de maio de 1987, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a defesa de políticas linguísticas, educação, cultura, emprego, saúde e assistência social em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)