SEGURANÇA

Força-tarefa interdita três e notifica 13 ferros-velhos no 4º Distrito em Porto Alegre

Operação integrada foi solicitada formalmente pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), que preside a Frente Parlamentar do 4º Distrito

  • Operação Pulso Forte reuniu cerca de 100 agentes participam da ação, divididos em mais de 60 viaturas.
    Operação Pulso Forte reuniu cerca de 100 agentes participam da ação, divididos em mais de 60 viaturas. (Foto: Alex Rocha)
  • Máquinas para cortar e desencapar fios, serras e fios de cobre foram recolhidas em um ferro-velho.
    Máquinas para cortar e desencapar fios, serras e fios de cobre foram recolhidas em um ferro-velho. (Foto: Alex Rocha)

A força-tarefa dos órgãos de segurança realizada, na manhã desta quarta-feira, 20, no 4º Distrito de Porto Alegre, vistoriou 21 ferros-velhos, resultando em três interdições e 13 notificações. Entre as irregularidades verificadas, destaque para a ausência de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), alvará de funcionamento, licenciamento ambiental e construção irregular. Máquinas para cortar e desencapar fios, serras e fios de cobre foram recolhidas em um ferro-velho.

Batizada de Pulso Forte, a operação integrada envolveu policiais militares do 9º e 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Batalhão Ambiental da BM, polícias civis da 4° e 17° Delegacia de Polícia, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança (SMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Ao todo, cerca de 100 agentes participaram da ação, divididos em mais de 60 viaturas.

“Após minha cobrança formal ao Ministério Público, órgãos de segurança e prefeitura, saúdo a realização desta força-tarefa contra a receptação de materiais metálicos (fios de cobre, tampas, cadeados etc) em Porto Alegre, especialmente no 4º Distrito. Precisamos de lei e ordem para preservamos o patrimônio das pessoas e das empresas na cidade”, comentou o vereador Ramiro Rosário (PSDB), que preside a Frente Parlamentar do 4º Distrito, onde inúmeras vezes foi solicitada a ação integrada para combater a receptação de fios furtados e ampliar a fiscalização em ferros-velhos na região.

Imagens de drone auxiliaram no mapeamento da área. Os locais autuados serão alvos de inspeção rotineira da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF). “A ação foi positiva, uma vez que foi realizada em um ponto estratégico. Além de mantermos a segurança, também atuamos para frear os furtos e roubos de materiais em áreas públicas e privadas da cidade. Esta integração entre os órgãos policiais ocorre sistematicamente para combatermos a violência com rapidez e agilidade”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

BALANÇO DO ANO
Em 2022, a Guarda Municipal já prendeu 13 pessoas por crimes relacionados ao furto e roubo de cabo, fios ou semáforos. Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos agentes de segurança, a prefeitura vem reiterando nas redes sociais a importância do recebimento de denúncias anônimas pelos canais 153 e 156.

Além do prejuízo financeiro, os furtos de fios em semáforos, paradas de ônibus e na rede de iluminação pública podem causar riscos a quem pratica e ao cidadão que circula pelas ruas. Para reduzir os danos, a prefeitura informou que está intensificando as rondas nos locais de maiores ocorrências e investindo em redes subterrâneas.

Edição

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)