Fórum de Entidades trata de calendário para próximas reuniões
O coordenador do Fórum de Entidades reuniu-se na noite de ontem (18/3), no Plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores, para tratar das diretrizes e andamento das propostas para o início dos trabalhos para o decorrer do ano. O coordenador do Fórum, vereador Toni Proença (PPS), informou que a escolha dos representantes será feita no dia 1º de abril, após o término das inscrições das entidades cadastradas, que ocorrerão até o dia 31 de março. As entidades que estavam presentes indicaram que o comissão anterior deverá ser reconduzida, ficando como representante das entidades do Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre Nestor Nadruz e como 2º secretário do Fórum Paulo Guarnieri. Toni afirmou também que as entidades que quiserem se agregar ao Fórum após o termino das inscrições poderão participar se inscrevendo posteriormente ao prazo.
Para a próxima reunião, prevista para 25 de março, Toni propôs que os integrantes das cinco temáticas da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) sejam convidados com a finalidade de esclarecer as propostas e uma integração entre as duas comissões. Outra proposta do coordenador é de que as 87 emendas do Fórum do ano passado apresentadas ao projeto sejam reavaliadas e encaminhadas à Comissão do PDDUA para que possam ser defendidas. O segredo do trabalho é a integração do Fórum com a comissão do PDDUA, afirmou.
De acordo com Toni após vencer todas essas etapas o Fórum deverá estabelecer um calendário amplo e de longo prazo para que as discussões sigam sem atropelos. Queremos garantir um debate aprofundado para temas importantes que definirão os rumos do desenvolvimento de Porto Alegre, registrou.
Conforme Nadruz, a participação popular é muito importante e a manutenção dos integrantes do Fórum anterior será um resgate dos trabalhos já iniciados. Nadruz lamentou que só estavam presentes os vereadores João Pancinha (PMDB) e Sofia Cavedon (PT), além do coordenador do Fórum. Para ele, é importante que os vereadores participem dos debates para qualificar o Fórum e lutar por uma solução coletiva.
Guarnieri sugeriu que sejam realizadas oito Audiências Públicas, a serem definidas junto com a Câmara, nas regiões de planejamento para reconvocar e integrar a população aos debates. Sofia Cavedon propôs que cada temática seja discutida em reuniões separadas para um melhor aproveitamento e que os integrantes das temáticas da Comissão do PDDUA sejam convidados para maiores esclarecimentos aos integrantes do Fórum. João Pancinha entende que o Fórum de Entidades deve ser permanente. Os reflexos das mudanças levam anos e o crescimento das cidades é dinâmico. Com o Fórum permanente, o andamento da revisão do PDDUA não para, argumentou.
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Ouça:
Fórum defende integração com relatorias do Plano Diretor