Fórum debate problemas da Região Metropolitana, nesta sexta-feira
O Brasil é hoje um país essencialmente urbano, onde mais de 80% da população vive nas grandes cidades. Por isso, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB) convidou os legislativos da Grande Porto Alegre para a discussão dos problemas comuns da região. O encontro será realizado nesta sexta-feira, às 10h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal da Capital.
Melo acredita que a reforma urbana é fundamental para solucionar as graves questões dos moradores das grandes metrópoles. Observa que existem vários problemas comuns a serem enfrentados como a questão ambiental. Não adianta despoluirmos o Guaíba se os afluentes continuarem poluídos. Temos que encontrar solução para o lixo. Não temos aterro sanitário.
Outro tema sugerido para uma agenda comum é a mobilidade urbana e a proliferação de carroças. Sem dúvidas, o trânsito na região metropolitana está caótico e merece ser discutido conjuntamente. A situação da BR-116 que liga Porto Alegre a diversos municípios da Grande Porto Alegre é inaceitável. A Baltazar de Oliveira Garcia, que liga a Capital a Alvorada é outro problema seríssimo que atinge a milhares de pessoas diariamente. A Assis Brasil também está freqüentemente congestionada. Em Porto Alegre, uma frota superior a 600 mil veículos divide espaço com cerca de oito mil carroças. É preciso agilizar a implantação de outros ramais do metrô. Parece que todos estão amadurecendo. O foco não deve ser a política, mas o cidadão, observa Melo.
O vereador destaca, ainda, que existem duas cidades dentro da cada núcleo metropolitano. "Temos a cidade formal, com serviços públicos que funcionam, e cidade informal, onde não existe esgoto tratado, luz elétrica, água potável, praça para as crianças e creche para que as mães possam trabalhar", lamentou. "Por isso, um fórum das Câmaras Municipais será um espaço nobre e eficiente para debater uma pauta comum e viabilizar a captação de recursos em órgãos do Governo Federal - como o Ministério das Cidades - e também junto ao BID e ao Bird", sugeriu.
Fórum
Nesta sexta-feira (28/3), às 10 horas, na Câmara de Porto Alegre, ocorrerá a primeira reunião com a presença de representantes de todos os Legislativos da Grande Porto Alegre. Melo propõe a discussão de uma pauta aberta para que, depois dos debates, seja elaborada uma agenda única. "Considero proveitoso, também, a realização de encontros rotativos, tendo a cada reunião uma cidade-sede diferente para descentralizar as discussões", explicou.
Melo destacou ainda que os prefeitos da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Grampal), reúnem-se esporadicamente e para debater assuntos específicos. Ele não subestima a importâncias dos Executivos. Pelo contrário, pretende trazer para os debates os prefeitos. Mas advertiu que nas Câmaras Municipais estão representantes de todos os segmentos sociais e partidos. "Os Legislativos têm legitimidade e as discussões que realizaremos vai incluir as prefeituras, os clubes de serviços, as associações de moradores, os Consepros e todos aqueles dispostos a buscar soluções paras nossas cidades, afirma.
Melo visitou, na última semana as Câmaras Municipais de Alvorada, Canoas e, na tarde desta desta quinta-feira (27/3), o Legislativo de Gravataí.
Gilberto Jasper (reg. prof. 4152)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)