SOLENE

Francisco Santa Helena recebe título de Cidadão Emérito de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão emérito de Porto Alegre ao senhor Franscisco Antonio Santa Helena
Médico recebeu diploma do presidente do Legislativo (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O médico Francisco Antonio Santa Helena, fundador e ex-gestor do Centro Clínico Gaúcho, e sócio do laboratório Marques D’Almeida, receberá em Sessão Solene na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (13/12), às 19h, o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. A homenagem do Legislativo da capital tem a iniciativa do vereador João Bosco Vaz (PDT).

Com 47 anos de atuação na área da saúde, Santa Helena é vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Plano de Saúde (Sinamge), com mandato que segue até 2023, e 1º secretário da Associação Brasileira de Planos de Saúde, até 2024. Na oportunidade, Bosco ressaltou as qualidades do médico e a sua contribução para o desenvolvimento do setor médico hospitalar de Porto Alegre.

Saiba mais sobre o homenageado

Natural de Porto Alegre, Francisco Antonio Santa Helena nasceu em 2 de dezembro de 1946. Aos 28 anos, em 1974, formou-se em medicina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na cidade de Rio Grande – RS, com especialização em medicina interna e medicina do trabalho. Casado com Lisete Grivot, é pai de Francielle e Guilherme, que são médicos, e de Bruno e Thiago, que são odontólogos.

Sua caminhada profissional na área da medicina iniciou em 1975, quando fundou o Hospital de Pronto Socorro Protásio Alves, onde desempenhou, até 1993, a função de diretor-médico. Entre 1981 a 1993, foi médico coordenador de medicina do trabalho na empresa Coemsa Ansaldo S. A. Nesse período, entre 1991 e 1993, acumulou as funções em Porto Alegre com o cargo de diretor-médico do Centro Clínico de Canoas e de Gravataí, unidades que foi fundador a exemplo do Centro Clínico Gaúcho, em 1995, empresa com mais de 1.300 funcionários, 21 unidades e um hospital, e onde, também, atuou como diretor-médico.

Em 2004, Santa Helena se torna sócio-diretor do Laboratório Marques D’Almeida e em 2019 assume a presidência do Conselho de Administração do Centro Clínico Gaúcho. Entre 2007 e 2014 assume a presidência da Associação de Planos de Saúde do Estado do Rio Grande Do Sul (Abramge-RS), sendo reconduzido à função para as gestões 2017/2020 e 2020/2023. No âmbito nacional também ocupa cargos relevantes no setor dos planos de saúde. Atualmente exerce o cargo de vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Plano de Saúde (Sinamge), com mandato que segue até 2023, e 1º secretário da Associação Brasileira de Planos de Saúde, até 2024.

 

Texto

Milton Gerson (reg,prof. 6539)

Edição

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Galeria de Imagens

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão emérito de Porto Alegre ao senhor Franscisco Antonio Santa Helena