Freitas visita hospital e acompanha obras na Zona Sul
O presidente em exercício da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador José Freitas (Republicanos), cumpriu agenda na Zona Sul da Capital na tarde desta quinta-feira (11). O parlamentar visitou o Hospital Restinga e Extremo-Sul e acompanhou as obras de duplicação de uma avenida e de reconstrução de uma ponte.
Freitas destacou melhorias no hospital, como a chegada de um novo equipamento de urologia. Ele ouviu demandas da unidade, que é gerenciada pela Associação Hospitalar Vila Nova, e da rede de saúde da Capital. O vereador foi apresentado aos números de exames, atendimentos e procedimentos realizados no hospital, que atende a casos de média complexidade. Em 2023, foram cerca de 90 mil atendimentos na emergência. Freitas destacou que o Agiliza Saúde diminuiu as filas de espera para exames e procedimentos e pediu a continuidade do programa.
O vereador foi recebido pela diretora-geral do hospital, Amanda Dalmolin, pelo gerente assistencial, Ricardo dos Santos, pela diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vânia Frantz, e por Débora Édna, coordenadora da Diretoria de Atenção Ambulatorial, Hospitalar e Urgências (DAAHU) do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH).
Mobilidade
Freitas também vistoriou o andamento de duas obras na região. “Representando a presidência, estamos acompanhando as demandas da população. Porto Alegre cresce para a Zona Sul e para o Extremo-Sul”, afirmou o vereador, defendendo que as obras são necessárias para a melhora da mobilidade urbana da região.
Ele acompanhou a reconstrução da ponte da Estrada do Rincão, sobre o Arroio do Salso. A estrutura, que conecta Belém Velho e Restinga, desabou na enchente de setembro. Desde então, os moradores da comunidade Rincão da Lagoa estão utilizando uma ponte provisória de madeira. A previsão da Prefeitura é de conclusão da obra em 90 dias.
O vereador também esteve na avenida Edgar Pires de Castro, que está passando pelo início de uma obra de duplicação. Freitas vistoriou um terreno ao lado da via em que foi efetuada limpeza e compactação, e que está passando por canalização. Ele foi recebido pelo secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio.