Frente Parlamentar

Frente Parlamentar Brasil-Israel ampliará debate sobre inovação, tecnologia, saúde e cultura

Em função da pandemia, o lançamento ocorreu de forma virtual.
Em função da pandemia, o lançamento ocorreu de forma virtual.

Na noite desta terça-feira (11/05), houve o ato virtual de lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Israel da Câmara Municipal de Porto Alegre. A iniciativa, de autoria da vereadora Fernanda Barth (PRTB), propõe dar o start no debate sobre inovação, tecnologia, saúde e cultura e na troca de experiências, conhecimento e construção de projetos com resultados concretos entre os dois países. 

No início de sua fala, a parlamentar lembrou os ataques sofridos no Estado de Israel nos últimos dois dias e reforçou que a Frente vem, neste momento, consolidar os laços de apoio e simpatia ao Estado de Israel. “Estado irrevogável de Israel, pois os amigos de Israel são os amigos da liberdade e da democracia. Queremos com a Frente estabelecer uma ponte de troca de conhecimento, tecnologia, cultura, criação de acordo benéficos para ambos os lados, de ganho mútuo e aprendizados, pois também temos muito a aprender com Israel”, evidenciou Fernanda ao lembrar que os vereadores estão realmente interessados em solidificar as relações e que também conta com o apoio da comunidade israelita da Capital. 

Apoio do Consulado de Israel no Brasil

Um dos participantes do evento foi o Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, que destacou o momento complicado de ataques em Israel e apontou que Porto Alegre é uma cidade muito importante. “Agradecemos muito à vereadora Fernanda pela iniciativa. Sem dúvidas, queremos aumentar o diálogo e a parceria para projetos concretos entre a Frente, a Federação Israelita do RS, a prefeitura e o Estado de Israel. Já tivemos, temos e vamos continuar tendo relações boas, pois vemos Porto Alegre com muita inovação, tecnologia e conhecimento e queremos compartilhar também ações de inovação e das startups”, ponderou. 

Federação Israelita do RS

Já o Presidente da Federação Israelita do RS, Sebastian Watemberg, citou que, apesar das circunstâncias, o momento é motivo de enorme alegria, pois as atividades da Frente são uma pauta importante e que poderão trazer contribuições efetivas para Porto Alegre, além de reforçar o lado positivo e a imagem de Israel diante da opinião pública internacional. “Nossa felicidade por esse lançamento. Tenho certeza de que teremos sucesso, fomento de negócios, questões culturais e acadêmicas, além da oportunidade de trazer muitos pensamentos de pessoas de Israel sem necessidade de locomoção, com a virtualidade que a pandemia nos trouxe. A Frente terá essa missão de organizar todos esses pensamentos e atividades de forma oficial dentro da Câmara”, pontuou. 

Executivo Municipal 

O diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre, Ricardo Sondermann, afirmou que a Frente Parlamentar tem papel muito importante além dos negócios, que é de construir a verdade dos fatos sobre Israel. “Há uma narrativa sempre contra Israel, quando o mesmo é uma das únicas democracias que existem em toda a região, um País pujante, indústria e povo inovador, respeitador, que sofre uma constante crítica travestida de antissemitismo secular. Já temos uma agenda de trabalho concreta na parte de projetos na área da agricultura urbana e também na troca de tecnologia no campo da saúde. Com a Frente, construiremos muitas outras oportunidades, pois essa é uma parceria que está começando e vai durar por muitos outros governos”, reforçou. 

O ato também contou com as presenças dos vereadores Comandante Nádia (DEM), Felipe Camozzato (Novo), Hamilton Sossmeier (PTB) e Ramiro Rosário (PSDB).